Sábado, 15 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de novembro de 2025
Uma mulher morreu e cerca de vinte pessoas ficaram feridas neste sábado (15) em um camping e um resort na cidade de Albufeira, no sul de Portugal, devido aos fortes ventos da tempestade Claudia, segundo informações da Proteção Civil.
Um “fenômeno extremo de vento” atingiu a cidade da região do Algarve, segundo o comandante regional da Proteção Civil, Vitor Vaz Pinto. Ele afirmou que a vítima era uma mulher de nacionalidade britânica, de 85 anos. Outras cinco pessoas ficaram feridas, duas delas “em estado grave”, segundo ele.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou em um comunicado “a sua solidariedade para com os familiares da vítima”, e desejou “rápida melhoria aos cidadãos feridos”.
A tempestade, que registrou ventos de mais de 100 quilômetros por hora na região, também afetou o restaurante de um resort turístico próximo em Albufeira, onde cerca de vinte pessoas sofreram ferimentos leves.
Alertas
Vários distritos do sul de Portugal, incluindo o de Faro, estão em alerta laranja devido ao mau tempo que tem atingido o país nos últimos dias.
Um casal de octogenários já havia sido encontrado morto na quinta-feira, 13, em sua casa ao sul de Lisboa devido às inundações provocadas pelas fortes chuvas.
Desde quarta-feira, a Proteção Civil portuguesa registrou mais de 3,3 mil ocorrências – em sua maioria, inundações e quedas de árvores – em todo o território continental devido à passagem de Claudia, informou o órgão neste sábado.