Domingo, 03 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de agosto de 2025
Pelo menos, 14 municípios do Rio Grande do Sul registraram ocorrências de granizo e chuva forte desde a noite de sábado (2), segundo boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na manhã deste domingo (3). Somando-se ao levantamento anterior, divulgado na noite de sábado, ao menos 23 cidades do interior gaúcho foram afetadas por temporais neste fim de semana.
A maioria dos novos registros concentra-se na Região Central do Estado. Cidades como Santa Maria, Santiago, Unistalda, Capão do Cipó, São Vicente do Sul, Jaguari, São Pedro do Sul e São João do Polêsine relataram queda de granizo. Santa Maria também informou que uma residência desabou durante a madrugada, enquanto chovia forte. Ninguém ficou ferido.
Outras localidades, como Maçambará, São Gabriel e Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, além de Canguçu, no Sul, também tiveram registro de granizo. Contudo, as prefeituras desses municípios não relataram danos significativos. Aceguá e Caçapava do Sul, na Campanha, tiveram chuva intensa, mas sem ocorrências de estragos.
Ao todo, duas pessoas ficaram desalojadas em razão dos temporais: uma em Santa Maria e outra em Arroio Grande. Até o momento, não há registros de feridos ou desaparecidos.
No levantamento anterior, divulgado no sábado à noite, oito municípios já haviam reportado prejuízos causados principalmente pelos ventos fortes. Entre eles, Aceguá, Bagé, Candiota e Hulha Negra (Campanha), Arroio Grande, Jaguarão e São José do Norte (Sul), e Santana do Livramento (Fronteira Oeste).
Em Aceguá, o granizo danificou telhados na zona rural. Arroio Grande teve prejuízos em três residências devido aos ventos. Bagé registrou destelhamentos e queda de árvore. Em Candiota e Hulha Negra, houve relatos de danos na zona rural, com telhados danificados e árvores derrubadas. Santana do Livramento também sofreu com ventos fortes, que afetaram estruturas no centro da cidade.
Na Capital, a madrugada deste domingo também foi marcada por problemas causados pelo mau tempo. Uma árvore caiu sobre dois veículos na rua Bento Martins, no Centro Histórico. O local foi isolado por militares do Comando Militar do Sul, e a via permanece bloqueada. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), outro ponto de bloqueio ocorre na avenida Voluntários da Pátria, na Zona Norte, devido ao acúmulo de água.
Além disso, cinco cruzamentos apresentavam falhas em semáforos na manhã deste domingo, com ocorrências em avenidas como Farrapos, Brasil, Cairú, Padre Cacique e outras vias da capital. De acordo com a plataforma POA Clima, mantida pela Defesa Civil de Porto Alegre, choveu 55 milímetros entre a meia-noite e as 9h05min na estação da Vila Nova Brasília, no bairro Sarandi — o maior volume entre os pontos monitorados pela Prefeitura.