Quarta-feira, 18 de maio de 2022

loader

Temporal afeta sistemas de abastecimento de água e de drenagem em Porto Alegre; há registros de alagamentos em diversos pontos da cidade

O temporal que atingiu Porto Alegre no final da tarde desta segunda-feira (17), afetou os sistemas de abastecimento de água e de drenagem. A chuva forte causou acúmulo de água e alagamentos em diversos pontos da cidade.

A queda da energia elétrica e panes eletromecânicas causaram a parada de estações de bombeamento de água tratada e de águas pluviais (as casas de bombas).

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está atuando no conserto emergencial de estações e em conjunto com a concessionária de energia para retorno do fornecimento de luz, a fim de retomar os bombeamentos com brevidade.

Por volta das 19h, seguiam paradas por problemas eletromecânicos as estações que atendem as localidades Aberta dos Morros, Hípica, Ponta Grossa, Pitinga, Lomba do Pinheiro, Vila Panorama, Beco do Mendonça, estradas João Antônio da Silveira, João de Oliveira Remião e das Quirinas, ruas Quatro e Domiciense Silva. A previsão de conclusão do conserto pelo Dmae é à noite e a normalização do abastecimento deve ocorrer durante a madrugada. Estações que atendem o bairro Espírito Santo e a Praça Moema aguardam o retorno da energia elétrica, ainda sem previsão.

Já as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) paradas devido à falta de luz são a de número 5, localizada na rua Voluntários da Pátria e que atende a região da Vila Farrapos; a de número 6 localizada entre a BR-290 e a BR-116 e que atende a região do Humaitá; e a de número 10, localizada junto ao Dique do Arroio Passo das Pedras, abrangendo as vilas Elizabeth, União e Nova Brasília, junto ao dique do Arroio Passo das Pedras.

Alagamentos

Um dos pontos que voltou a alagar nesta segunda foi a avenida Sarandi, próximo à rua Zeferino Dias, na Zona Norte. A forte chuva causou o transbordo do arroio Passo das Pedras. Ainda na manhã desta segunda-feira, o Dmae esteve no local realizando a limpeza de resíduos e lixo de dentro do arroio. Os serviços iniciaram-se na semana passada e até o momento foram removidas 16 caçambas de materiais.

Na última semana também começou a dragagem do Arroio Passo das Pedras, próximo à BR-290, com o objetivo de aumentar a vazão das águas.

Já no trânsito, as equipes de fiscalização e manutenção semafórica da EPTC foram reforçadas e deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários. Vinte e um cruzamentos tiveram todos seus semáforos restabelecidos até as 19h.

O cruzamento entre as ruas Álvaro Chaves e a Voluntários da Pátria foi outro ponto de alagamento após o temporal desta segunda-feira. Confira no vídeo acima como ficou a situação no local.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Rio Grande do Sul confirma 12 mortes por coronavírus e 13.104 novos casos nesta segunda-feira
Porto Alegre oferece 44 pontos de vacinação contra a covid nesta terça-feira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play