Quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de novembro de 2025
Aos 19 anos, João Fonseca concluiu sua temporada de estreia no circuito profissional de tênis com um feito histórico: dois títulos de ATP, a Associação de Tenistas Profissionais, os primeiros da carreira, conquistados em duas finais disputadas. O resultado coloca o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, entre os grandes destaques do ano no tênis mundial.
Para se ter dimensão da conquista, apenas cinco jogadores em todo o ranking venceram mais torneios do que o brasileiro em 2025.
Nem mesmo nomes consolidados do top 10 tiveram desempenho superior em número de títulos. Lorenzo Musetti (9º), Alexander Zverev (3º), Ben Shelton (5º), Alex De Minaur (7º) e Jack Draper (10º) terminaram a temporada com menos troféus que Fonseca.
Musetti, de 23 anos, perdeu as três finais que disputou, incluindo a decisão do ATP 250 de Atenas para Novak Djokovic. Zverev, número 3 do mundo, ergueu apenas o troféu de Munique, apesar de chegar a quatro finais. Shelton conquistou o Masters 1000 de Toronto, enquanto De Minaur venceu o ATP 500 de Washington. Draper, algoz de Fonseca em duas oportunidades, faturou Indian Wells, seu único título no ano.
O brasileiro, por sua vez, brilhou em outubro ao vencer Alejandro Davidovich-Fokina na final do ATP 500 da Basileia, na Suíça. Foi a maior conquista do tênis nacional desde 2001, quando Gustavo Kuerten triunfou no Masters 1000 de Cincinnati.
No ranking de campeões de ATP em 2025, Fonseca aparece com dois títulos, ao lado de nomes como Djokovic, Ruud e Fritz. Apenas Carlos Alcaraz (8), Jannik Sinner (5), Alexander Bublik (4), Felix Auger-Aliassime (3) e Luciano Darderi (3) levantaram mais troféus que o jovem brasileiro.
Campeões de ATP em 2025
– Carlos Alcaraz – 8;
– Jannik Sinner – 5;
– Alexander Bublik – 4;
– Felix Auger-Aliassime – 3;
– Luciano Darderi – 3;
– João Fonseca – 2 (entre outros nomes com 2 ou 1 título na temporada).