Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de outubro de 2025
A sexta-feira (24) entrou para a história do tênis brasileiro com a classificação de João Fonseca para sua primeira semifinal de um ATP 500. O jovem de 19 anos venceu o canadense Denis Shapovalov por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 4/1, e garantiu vaga entre os quatro melhores do torneio da Basileia, na Suíça. A vitória veio de virada e foi selada com o abandono do adversário após ser quebrado pela segunda vez no terceiro set.
Fonseca agora se prepara para enfrentar o espanhol Jaume Munar neste sábado (25), às 10 horas, em busca de uma vaga na grande final. Será o primeiro duelo entre os dois tenistas.
Número 46 do mundo, Fonseca sabia que teria um adversário difícil e experiente pela frente na Suíça. Atual número 23, Shapovalov já foi top-10 do ranking da ATP e tem sete anos a mais do que o carioca, promessa de apenas 19 anos. O brasileiro demorou a entrar no jogo e sofreu no primeiro set, mas reagiu na partida.
Após sofrer no início, João fez ótimos segundo e terceiro sets e vivia seu melhor momento no jogo até Shapovalov desistir, quando perdia por 4 a 1 e caminhava para uma derrota por 2 sets a 1. Não houve nenhum motivo aparente para o abandono do adversário do brasileiro.
Foi o primeiro confronto do tenista carioca contra Shapovalov no circuito profissional. Agora, João soma 33 vitórias e 23 derrotas em sua carreira, enquanto o canadense tem 231 vitórias e 193 derrotas.
Fonseca demorou a conseguir fazer seu saque entrar no primeiro set e sofreu contra um adversário consistente, mas reagiu com duas quebras no segundo set, entrando definitivamente no jogo para crescer e controlar o duelo
No terceiro set, João conseguiu forçar erros e irritar o canadense, que chegou a reclamar do brasileiro por supostamente não conseguir ter a agilidade que gostaria entre primeiro e segundo saques.
A campanha na Suíça já supera o melhor resultado anterior de Fonseca, que havia chegado às quartas de final do Rio Open em 2024, quando foi eliminado por Mariano Navone.
Na estreia em Basileia, João já havia surpreendido ao derrotar o francês Giovanni Mpetshi Perricard, número 33 do mundo e atual campeão do torneio, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/3.
Com mais uma atuação de destaque, Fonseca se aproxima de um feito histórico e reforça seu nome como uma das grandes promessas do tênis mundial.