Segunda-feira, 15 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de setembro de 2025
Prestes a estrear na Laver Cup, o jovem tenista brasileiro João Fonseca, de 19 anos, emocionou fãs ao relembrar sua admiração por Roger Federer. Em vídeo divulgado pelo torneio, Fonseca citou o suíço como uma de suas maiores inspirações e comentou sobre o momento marcante da aposentadoria do ídolo:
“A melhor e pior memória que tenho (do torneio) é de Roger Federer. Lembro-me dele se retirando das quadras, chorando. É uma ótima, mas também má lembrança.”
Roger Federer anunciou a aposentadoria no tênis em setembro de 2022, quando disputou a Laver Cup, em Londres. Durante a carreira, o suíço acumulou 20 títulos de Grand Slam, sendo oito em Wimbledon, seis no Australian Open, cinco US Open e um Roland Garros.
Fonseca fará sua primeira participação na Laver Cup, torneio por equipes que reúne grandes nomes do tênis mundial. Ele integrará o Time Mundo, liderado por Andre Agassi, e terá a chance de competir ao lado de atletas como Carlos Alcaraz, Alexander Zverev e Francisco Cerundolo.
A temporada de 2025 tem sido marcada por estreias importantes para o carioca. Fonseca disputou pela primeira vez os quatro Grand Slams, alcançando a segunda rodada no Australian Open e US Open, além da terceira fase em Roland Garros e Wimbledon. Na Copa Davis, foi decisivo na vitória do Brasil sobre a Grécia, vencendo inclusive Stefanos Tsitsipas.
“Estou animado em aprender muito na Laver Cup. Vai ser minha primeira vez no torneio. Tenho me divertido a cada semana, é uma oportunidade de aprender com os jogadores e com o ambiente”, disse Fonseca.
A Laver Cup será disputada de sexta a domingo, em San Francisco, e não conta pontos para o ranking. Para Fonseca, o torneio representa mais do que competição: é uma chance de amadurecimento e conexão com grandes nomes do esporte.
“Vou levar uma boa vibração e espero, também, um grande tênis para a gente conquistar esse troféu”, afirmou o brasileiro.
Copa Davis
Com 3 a 1 na série, o Brasil derrotou a Grécia no Grupo 1 e garantiu a classificação para a fase qualificatória da Copa Davis em 2026. No último jogo da disputa, João Fonseca venceu Stefanos Tsitsipas, ex-top 3 do mundo e atual 27º do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/5.
O jovem fenômeno conseguiu virar a partida no terceiro set quando o grego tinha a chance de sacar para vencer o jogo. Aos 19 anos, o carioca chamou a responsabilidade e venceu duas das três vitórias do país contra os adversários.
“No Brasil dizemos que não desistimos. Você nunca pode deixar de acreditar e eu quero agradecer a minha equipe por acreditar em mim até o fim. A gente estava se olhando, se apoiando, sabíamos que seria difícil por estarmos na Grécia. Estou muito feliz de vencer essa partida. Nós vamos comemorar muito hoje à noite, eu não tenho nem mais voz. Isso é Brasil”, comemorou João Fonseca.