Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 21 de outubro de 2025
O brasileiro João Fonseca, número 46 do ranking mundial, estreou com vitória no ATP 500 da Basileia, Suíça, nesta terça-feira (21), ao derrotar o francês Giovanni Mpetshi Perricard, atual campeão do torneio e 33º colocado no ranking. As parciais foram de 7/6 (8-6) e 6/3, em uma partida marcada por equilíbrio e intensidade.
No primeiro set, Fonseca e Perricard trocaram games até o empate em 6/6, levando a decisão para o tie-break. O brasileiro mostrou sangue frio e venceu por 8 a 6. O serviço ditou o rumo do primeiro set, que foi equilibrado até o último ponto e durou 50 minutos. Perricard, sacando acima de 220km/h, teve trabalho com as devoluções de Fonseca.
Ambos confirmaram todos os seus serviços. Conseguindo a vantagem no tie-break, o brasileiro perdeu dois set-points antes de marcar 1 a 0 no placar com um belo ace.
Já no segundo set, Fonseca dominou os momentos decisivos, abrindo vantagem nos primeiros games e mantendo o controle até fechar em 6/3. O brasileiro conseguiu segurar os saques potentes do francês e quebrar o serviço de Perricard para abrir 3 a 0.
Confiante em quadra, o brasileiro que ocupa a 46ª posição do ranking acertou suas pancadas de direita e seguiu de maneira firme e confortável para a vitória.
Essa é a primeira vez desde 1995 que o atual campeão do ATP 500 da Basileia é eliminado na primeira rodada da edição seguinte. Esse foi o primeiro confronto de João Fonseca com Giovanni Perricard. A vitória confirma o bom momento do jovem tenista, que segue avançando no circuito profissional.
Fonseca agora se prepara para enfrentar o tcheco Jakub Mensik, 19º do mundo, em seu próximo compromisso no torneio suíço. Os dois já se enfrentaram uma vez, na última rodada do Next Gen Finals em dezembro de 2024, na Arábia Saudita, com vitória de João em uma das partidas mais disputadas do torneio.
Apesar do bom desempenho nas simples, Fonseca não teve o mesmo sucesso nas duplas. Ao lado de seu parceiro brasileiro, foi derrotado pelos franceses Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert por 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 7/6 e 11/9. A dupla brasileira chegou a dominar o primeiro tie-break por 7 a 2, mas não conseguiu fechar as oportunidades de quebra ao longo do jogo. Esta foi a quinta participação de Fonseca em duplas em nível ATP, ainda sem vitórias na modalidade.