Domingo, 28 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de outubro de 2021
Um terremoto de magnitude 5,9 foi registrado no município de Tarauacá, no interior do Acre, neste sábado (2), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O tremor foi sentido logo por volta das 7:52 (horário do Acre). O epicentro foi localizado a 589,4 quilômetros de profundidade e a 165 km da cidade de Tarauacá. Alguns moradores contaram à reportagem que não conseguiram sentir nada.
Marcos Ferreira, geofísico do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), explica o fenômeno.
“A maioria dos eventos que ocorre na fronteira do Brasil com o Peru devido à subdução da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana. Os eventos com maior magnitude, acima de 7, podem ser sentidos pela população, pois estes ocorrem a grandes profundidades, acima de 550 km. Os eventos abaixo desta magnitude, em geral, não são percebidos na superfície, exceto por equipamentos especializados.”
No final de setembro, um tremor de terra de magnitude de 1.6 foi registrado em Caraúbas, de acordo com dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De acordo com os pesquisadores, o tremor ocorreu por volta das 16h14 e foi sentido por moradores da região.
Ainda de acordo com a UFRN, o último evento do tipo registrado no município potiguar ocorreu no dia 17 de setembro e teve magnitude 1.3. Na ocasião, muitas pessoas também relataram sentir o tremor, de acordo com os pesquisadores.
O Laboratório Sismológico da UFRN informou que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região em tempo real e apontou que não é possível prever quando novos eventos irão acontecer.
sem nada para mostrar