Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de maio de 2025
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Argentina e o Chile nesta sexta-feira (2), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
As autoridades chilenas citaram a possibilidade de tsunami e emitiram um alerta de deslocamento para a população na região costeira do Estreito de Magalhães, extremo sul do país. Também foi solicitado que as pessoas deixassem todas as áreas de praia no território antártico chileno.
O Serviço Geológico dos EUA afirmou que o epicentro do terremoto foi sob o oceano, 219 quilômetros ao sul da cidade argentina de Ushuaia.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, usou sua conta no X, antigo Twitter, para dizer que “todos os recursos estão disponíveis” para responder a possíveis emergências. “Pedimos o deslocamento do litoral em toda a região de Magalhães. Neste momento, nosso dever é nos prevenirmos e ouvir as autoridades”, disse o presidente.
O terremoto ocorreu às 8h58, horário local (9h58 de Brasília), e as cidades mais próximas são Ushuaia, na Argentina, a 219 quilômetros do epicentro, e, no lado do Chile, a cidade portuária de Punta Arenas, a cerca de 440 quilômetros de distância.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile informou que enviou pessoal à área para avaliar os danos, embora até o momento não tenha havido relatos de vítimas ou danos materiais, disse Miguel Ortiz, vice-diretor de gestão da agência na região, em uma entrevista coletiva. “Pedimos à população de Magalhães que permaneça em áreas seguras”, pois “são esperados tremores secundários”, disse ele.
“É importante manter a calma”
Em Punta Arenas, localizada na Patagônia chilena, e no Estreito de Magalhães, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, as ruas rapidamente se encheram de moradores em busca de abrigos, de acordo com imagens transmitidas pela televisão local. Muitos deles estavam carregando sacolas.
O deslocamento ocorreu de forma calma e sem pânico. “Recebemos o alerta e tivemos que nos deslocar, mas as pessoas estão calmas e bem preparadas”, disse Roberto Ramírez ao canal 24 horas.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA), informou que as ondas poderiam chegar à Antártica já na próxima hora, enquanto poderiam levar até 12 horas para chegar a locais mais remotos.
Na cidade argentina de Ushuaia, considerada a mais ao sul do mundo, as autoridades locais suspenderam todos os tipos de atividades aquáticas e a navegação no Canal de Beagle por, pelo menos, três horas. Não foram registrados danos materiais ou deslocamentos.
“O terremoto foi sentido principalmente na cidade de Ushuaia e, em menor escala, em cidades da província”, informou o governo local. “Em face desses tipos de eventos, é importante manter a calma.”