Sexta-feira, 02 de maio de 2025

Tesla busca substituto para Elon Musk, diz jornal; empresa nega

O conselho de administração da Tesla está em busca de um novo CEO para substituir Elon Musk no comando da montadora. A informação foi dada pelo “Wall Street Journal”, citando fontes próximas às discussões. O motivo para a troca seria o envolvimento de Musk com o governo de Donald Trump.

Segundo o jornal, o conselho entrou em contato com empresas de recrutamento de executivos para encontrar um substituto para Musk. A reportagem não cita se o bilionário, que também é membro do conselho, tem conhecimento da busca.

Musk disse no X que a reportagem era um “artigo deliberadamente falso”. Robyn Denholm, presidente do conselho da Tesla, negou a informação do “WSJ”.

Denholm chamou a reportagem de “absolutamente falsa” e disse, também no X, que o conselho da Tesla está “altamente confiante” na capacidade de Musk de “continuar executando o empolgante plano de crescimento à frente”.

Em um comunicado, o “Wall Street Journal” afirmou que mantém as informações da reportagem.

Musk sob pressão

Investidores ativistas há muito acusam o conselho da Tesla de falta de independência e de não controlar Musk. Alguns, contudo, acreditam que Trump ajudará a promover a empresa.

O bilionário havia prometido fazer da Tesla uma nova plataforma de carros elétricos acessíveis, mas mudou os rumos para priorizar lançamentos como táxis sem motorista e robôs humanoides, colocando-a como uma empresa de IA e robótica em vez de uma montadora.

As ações da Tesla vêm caindo há meses, pois suas vendas de veículos elétricos diminuíram nos EUA e na Europa, com rejeição aos atos de Musk e com a maior concorrência de novos modelos, em especial os chineses.

O papel de Musk no governo Trump, supervisionando os esforços para cortar gastos federais, e seu alinhamento a líderes de extrema direita geraram ressentimento nos consumidores, resultando em protestos contra o bilionário, vandalismo em seus showrooms e em estações de carregamento.

Seu tempo longe da Tesla também tem preocupado os investidores. O bilionário disse na semana passada que reduziria significativamente o tempo dedicado ao governo e passaria mais tempo administrando a empresa.

Os membros do conselho se reuniram com Musk e pediram que ele reconhecesse publicamente que não deixaria a Tesla de lado, segundo a reportagem do “WSJ”. Alguns diretores da Tesla, incluindo o cofundador JB Straubel, têm se reunido com grandes investidores para tranquilizá-los de que a empresa está em boas mãos, segundo o jornal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Terremoto de magnitude 5,8 atinge Argentina
Trump oficializa demissão de Mike Waltz e o indica para cargo de embaixador dos EUA na ONU
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play