Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 12 de janeiro de 2026
O ditado diz que “o bom filho à casa torna”. E assim aconteceu com Tetê, atacante de 25 anos, que foi oficialmente apresentado pelo Grêmio na tarde desta segunda-feira (12), na Arena, em Porto Alegre. Formado nas categorias de base do clube, o jogador retorna ao Tricolor após sete anos atuando no futebol europeu e destacou a emoção de vestir novamente a camisa gremista.
“Para mim é um sonho que estou realizando, que vem lá de trás, desde os 8 anos, quando cheguei no Grêmio. Vestir a camisa do Grêmio, na Arena. Estou muito feliz, o sentimento é muito bom mesmo”, afirmou o atleta.
Tetê revelou que recebeu outras propostas, mas optou pelo retorno ao clube que o revelou. “Teve outras propostas, mas como eu disse, o Grêmio para mim é o meu sonho. Conversando com o Pablo (Bueno, empresário), com o presidente, com todo mundo… Fiquei muito feliz de vir para o Grêmio.”
Natural de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, Tetê foi vendido em 2019 ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por R$ 42 milhões, sem ter atuado pelo time profissional do Grêmio. No exterior, acumulou passagens por Lyon (França), Leicester (Inglaterra), Galatasaray (Turquia) e, mais recentemente, pelo Panathinaikos (Grécia).
No clube grego, disputou 27 partidas nesta temporada, com dois gols e sete assistências. Na anterior, foram 49 jogos, com 11 gols e três assistências.
No Grêmio, Tetê reencontra o técnico Luís Castro, com quem trabalhou nos primeiros anos de sua trajetória no Shakhtar Donetsk. “Eu conheço bem o Mister, jogamos juntos. Sou um jogador de beirada, mas que gosto de vir um pouco para dentro. Não tenho dificuldade em jogar como 10, mas minha posição mesmo é na ponta.”
Tetê foi recepcionado com festa por cerca de 150 torcedores no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O jogador saudou os gremistas, pegou itens de torcidas organizadas e até tocou um bumbo em agradecimento ao apoio.