Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

TikTok está próximo de acordo com Oracle para armazenamento de dados nos Estados Unidos

O TikTok pode fechar um acordo com a Oracle em breve para permitir que a empresa de gerenciamento de dados mantenha as informações dos usuários norte-americanos em seus servidores. A medida evita que a chinesa ByteDance, dona da rede social, tenha acesso às informações dos clientes do app nos EUA.

A rede está entre os aplicativos mais populares do mundo, com dezenas de milhões de usuários. Porém, em 2020, foi criticada pelo governo de Trump em relação a uma possível coleta de dados de usuários, acusada de representar um risco para a segurança nacional dos EUA.

Dessa forma, o Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS) até solicitou que a ByteDance vendesse a operação do TikTok para uma empresa norte-americana ou então o app seria banido do país, por ser uma possível fonte de dados sensíveis que poderiam ser acessados por Pequim.

No mesmo ano, o CFIUS também obrigou a empresa chinesa de jogos Beijing Kunlun Tech a vender seu aplicativo de namoro Grindr devido a questões relacionadas à proteção dos dados do país.

O ultimato para a ByteDance acabou sendo esquecido depois que Joe Biden assumiu a presidência dos EUA e nenhuma ação foi tomada desde então, mas, para o CFIUS, a proteção dos dados ainda é uma questão a ser debatida. Por outro lado, ainda não está claro se o órgão considerará a parceria do TikTok com a Oracle uma resolução para as preocupações relacionadas à segurança nacional.

Esta não é a primeira parceria entre o TikTok e a Oracle: em 2020 surgiram rumores de que a empresa de armazenamento de dados estaria com planos de adquirir uma participação minoritária da rede social, quando a ByteDance sofria escrutínio por parte do governo norte-americano.

Agora como parte de uma nova parceria em potencial, a Oracle poderá ser a empresa responsável por armazenar todos os dados de usuários do TikTok dos EUA nos seus servidores, segundo a Reuters.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Funcionários da Pixar denunciam Disney por censura de cenas de afeto gay
Celulares com sistema operacional Android terão alerta de bombardeio na Ucrânia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play