Terça-feira, 02 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de dezembro de 2025
A decisão do grande campeão da temporada 2025 da Fórmula 1 ficou para a última etapa, que será disputada em Abu Dhabi, no Circuito de Yas Marina.
A corrida acontece no próximo domingo (7) e definirá Lando Norris, Max Verstappen ou Oscar Piastri como vencedor do Mundial de Pilotos.
Em entrevista ao UOL Esporte, Gabriel Bortoleto, que terminou o GP do Catar na 13ª posição, revelou sua aposta para o título. “Difícil, o Max (Verstappen) está surpreendendo muito em cada corrida que ele faz. Acho que vou de Max”, disse o brasileiro.
Bortoleto e Verstappen construíram uma relação de amizade próxima ao longo dos anos no automobilismo. Antes mesmo de o brasileiro subir à Fórmula 1, o tetracampeão já havia alertado a Red Bull Racing, sua equipe, a ficar de olho no talento do paulistano.
Norris poderia ter garantido o título na etapa anterior, no Catar, mas terminou apenas na 4ª posição. O britânico viu Verstappen vencer e Piastri, seu companheiro de McLaren, chegar em 2º lugar. Com isso, a diferença entre os três candidatos ao título ficou mínima: apenas 16 pontos separam o líder do terceiro colocado.
A prova também representa uma boa oportunidade para Gabriel Bortoleto buscar pontos em um circuito que já conhece. O calouro da Sauber está na 19ª posição do campeonato de pilotos, com 19 pontos. A última vez que o brasileiro terminou no top-10 foi no GP do México.
O circuito de Yas Marina recebeu a Fórmula 1 pela primeira vez em 2009 e, desde então, sedia as últimas etapas dos campeonatos. Temporadas emocionantes foram decididas por lá, como no triunfo de Nico Rosberg em 2016 e na ultrapassagem de Max Verstappen sobre Lewis Hamilton, na última volta de 2021.
Hamilton e Verstappen, aliás, são os dois maiores vencedores do circuito. O heptacampeão é o recordista com cinco triunfos, mas o holandês da RBR tem quatro e pode igualá-lo nesta temporada.
A classificação atual é a seguinte:
– Lando Norris: 408 pontos;
– Max Verstappen: 396 pontos;
– Oscar Piastri: 392 pontos.
Com 25 pontos em jogo no GP de Abu Dhabi, Norris é o único que depende apenas de si mesmo para levantar o troféu. Se terminar a corrida no pódio, independentemente da posição dos rivais, o britânico garante o título mundial de 2025, o primeiro de sua carreira.
Título “antecipado”
O site oficial da Fórmula 1 exibiu, no último domingo (30), uma informação equivocada no perfil de Lando Norris. Por alguns minutos, o piloto britânico apareceu como “campeão mundial”, título que ainda não conquistou e cuja disputa segue aberta.
O erro ganhou as redes sociais rapidamente. “Quando me mandaram, eu não acreditei… O site oficial da Fórmula 1 já mostra, nas estatísticas do Lando Norris, ele como campeão do mundo”, publicou uma página no X.
O equívoco ocorreu após o GP do Catar, que poderia ter garantido o título a Lando Norris. Apesar disso, o britânico terminou apenas em quarto lugar, atrás de Max Verstappen, Carlos Sainz e do seu companheiro de McLaren, Oscar Piastri.