Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Tom Cruise veste jaqueta com bandeira de Taiwan em “Top Gun: Maverick” e enfurece a China

Tom Cruise não está simplesmente enfrentando o que parecem ser caças de fabricação russa na atualização do clássico de 1986 “Top Gun”. Ele também está irritando a China. A sequência “Top Gun: Maverick” apresenta o personagem de Cruise vestindo uma jaqueta com a bandeira de Taiwan, considerada um símbolo de independência pelas autoridades de Pequim, que veem a ilha como parte de seu território.

O governo da presidente Tsai Ing-wen afirma que Taiwan já é uma nação independente de fato que precisa de um reconhecimento internacional mais amplo.

No trailer do filme exibido em 2019, a bandeira não pôde ser vista, ou estava escondida, levando algumas pessoas a se perguntarem se ela havia sido removida para atender as demandas dos censores da China.

Mas quando o filme completo chegou recentemente aos cinemas, observadores atentos notaram que as bandeiras voltaram. Da mesma forma, a bandeira japonesa foi restabelecida.

Durante uma pré-estreia em Taiwan, o público aplaudiu ao ver a bandeira do país aparecer na jaqueta de Cruise, assim como em todas as cenas em que apareceu ao longo do filme, de acordo com um relatório da mídia on-line local SETN.

O filme não deve ser lançado na China. Comentários em algumas contas de mídia social chinesas, especializadas em filmes, focaram no sucesso de bilheteria. Maverick liderou as bilheterias de fim de semana do Memorial Day nos EUA, arrecadando cerca de US$ 124 milhões em vendas de ingressos.

Hollywood tem uma longa tradição de ceder à pressão dos censores chineses, removendo imagens e diálogos de cenas que podem ser consideradas ofensivas na sociedade cada vez mais conservadora do presidente Xi Jinping.

Mas a decisão de manter a imagem da bandeira nas costas da jaqueta usada pelo protagonista, Capitão Pete “Maverick” Mitchell, sugere que, pelo menos, alguns executivos de Hollywood podem estar virando uma nova página quando se trata de censura chinesa.

A gigante de tecnologia chinesa Tencent retirou-se da produção de US$ 170 milhões da Paramount Pictures devido a preocupações de que a ligação da empresa com um filme que celebra os militares dos EUA pode irritar Pequim, informou o Wall Street Journal anteriormente, citando pessoas familiarizadas com o assunto. A Tencent não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

As autoridades de Pequim são particularmente sensíveis a qualquer coisa que possa indicar que Taiwan seja um país independente. Em 2018, empresas como Air France-KLM e Deutsche Lufthansa AG estavam entre as mais de 40 companhias aéreas que fizeram alterações em seus sites para modificar as referências a Taiwan.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Risco de extinção paira sobre um milhão de espécies no planeta
Servidor público processa Gusttavo Lima e pede indenização de quase 50 mil reais por ter número de celular citado em música
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play