Segunda-feira, 05 de janeiro de 2026

Toma posse nesta segunda-feira a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

O vereador Moisés Barboza (PSDB) assume nesta segunda-feira (5) a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre, em substituição a Nádia Gerhard (PL). Com 34 votos favoráveis (de um total de 35 parlamentares), ele foi eleito em chapa única para a função no dia 15 de dezembro, juntamente com os demais integrantes da Mesa Diretora da Casa em 2026.

Na lista estão Giovane Byl (Podemos) como 1º vice-presidente e Fernanda Barth (PL) de 2ª vice-presidente. Já Rafael Fleck (MDB), Ramiro Rosário (Novo), Aldacir Oliboni (PT) e Roberto Robaina (Psol) estão incumbidos dos cargos de 1º, 2º, 3º e 4º secretários, respectivamente.

A ceriônia de posse tem início marcado para as 10h no Plenário do Legislativo – avenida Loureiro da Silva nº 255 (Centro Histórico). “Presidir a Câmara de Vereadores será uma grande honra, ainda mais pelo fato de esta ser a primeira vez que o PSDB estará no comando da Casa”, declarou ao ter seu nome confirmado para o comando da instituição.

Ele acrescentou: “Esse trabalho vai respeitar as vozes de todos os campos ideológicos da cidade. Será um momento de escuta, de ouvir muito os líderes das bancadas e também os servidores da casa e a população. Não ignorando os outros temas, a gente tem vontade de que a Câmara jogue luz ao problema da defesa da criança e do adolescente contra abusos e violência”.

Perfil

Moisés – que ostenta o apelido “Maluco do Bem” – é o atual vice-presidente do Parlamento municipal. Ele exerce o seu terceiro mandato consecutivo, preside o PSDB no Rio Grande do Sul e também atua como comunicador no programa “Atualidades”, exibido pela TV Pampa nas noites de segunda a sexta-feira.

Natural de São Borja (Fronteira-Oeste gaúcha), tem 47 anos, esposa e dois filhos. Estudou na Escola Técnica de Agricultura (ETA) em Viamão (Região Metropolitana de Porto Alegre) e formou-se em Gestão Pública. É oficial R2 de Infantaria do Exército.

Há mais 20 anos, criou a ação social “Malucos do Bem”, dedicada a ações solidárias de conscientização para temas da juventude e iniciativas de mobilização em comunidades. Daí o apelido.

Sua trajetória no setor público inclui experiências como secretário da Comissão de Pagamento de Serviços Ambientais (Cepsa) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, coordenador da criação do 1º Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (CPPJ), instituído pelo decreto nº 42.316/2003, sendo seu primeiro presidente (no gabinete do então vice-governador Antônio Hohlfeld).

Como Presidente do CPPJ, foi um dos idealizadores do projeto “Karatê Além do Esporte”, que beneficia até hoje mais de 12 mil jovens. A iniciativa conta com a parceria do Banrisul e do governo do Estado.

No primeiro mandato como vereador, assumiu o desafio de ser líder da prefeitura na Câmara Municipal. Construiu uma base de projetos de sua autoria para melhorar serviços públicos aos cidadãos, qualificar a infraestrutura da cidade e apoiar o combate a qualquer forma de preconceito.

Ele acredita na necesidade ter um propósito em cada passo dado na política e o principal deles é ser útil as pessoas: “As vezes, ser chamado de ‘Maluco’ é bom, porque em muitos casos é preciso de uma dose de maluquice para fazer o bem em nossa sociedade.”

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Piscinas públicas e praias da Orla do Guaíba são opções de lazer na Capital
Sine Municipal de Porto Alegre disponibiliza 604 vagas de emprego nesta semana
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play