Domingo, 03 de agosto de 2025

Trajetória fundamental: Fecomércio-RS completa 80 anos neste domingo

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) do Rio Grande do Sul comemora 80 anos de fundação neste domingo (3). Trata-se de uma das principais entidades de representação empresarial do País, defendendo os interesses do setor terciário – responsável por quase 51% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho e cerca de 1,7 milhão de empregos formais no Estado, além do importante papel desempenghado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Nas celebrações de aniversário – que já incluíram a primeira edição da “Semana S do Comércio” (em maio) e o lançamento do Prêmio de Jornalismo – está uma confraternização marcada para a próxima terça-feira (5) na sede da entidade, em Porto Alegre.

“Celebramos com alegria uma história escrita por muitos nomes e marcada por trabalho, desafios, conquistas e transformações que nos ajudaram, enquanto setor, a crescer e se fortalecer”, ressalta o presidente da entidade desde 2014, Luiz Carlos Bohn. “Enquanto olhamos para trás e fazendo um balanço dessa trajetória, também nos voltamos para o futuro com o compromisso de manter a defendesa dos interesses do setor terciário e da comunidade gaúcha como um todo.”

Importância histórica

As oito décadas de atuação da Fecomércio-RS são marcadas pela defesa de um ambiente de negócios favorável e pelo fortalecimento do setor terciário, promovendo o empreendedorismo e o desenvolvimento de um cenário que abrange, atualmente, mais de 540 mil estabelecimentos.

Nesta história estão pleitos marcantes e fortes campanhas de mobilização social. Dentre os exemplos está o combate de tentativas de aumento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e de retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF), bem como de outras propostas contrárias à desburocratização do ambiente empresarial.

Desde 2010, a Fecomércio-RS realiza a “Agenda Legislativa”, iniciativa responsável por apresentar aos parlamentares, gestores públicos e empreendedores uma série de análises, debates, avaliações e acompanhamento das proposições nos Parlamentos estadual e federal.

A atuação para evitar decisões prejudiciais ao setor, antes que aconteçam, ganhou reforço em 2022, com o “Representa+”. Trata-se de uma plataforma digital colaborativa e interativa que permite a participação ativa dos empresários na avaliação e na atribuição de prioridade de atuação no que se refere a projetos na Assembleia Legislativa gaúcha e no Congresso Nacional.

Essa história também é marcada por pesquisas, cursos, missões empresariais e eventos voltados à formação de empreendedores. Na lista estão o “Lab Fecomércio-RS”, hub de inovação para o fortalecimento de micro e pequenas empresas, bem como o Instituto Fecomércio-RS de Pesquisas (Ifep). Já iniciativas como o “Giro pelo Rio Grande” e as “Reuniões Regionais” ampliam a atuação da entidade no Interior do Estado, em um processo ativo de escuta e de entregas.

Os 80 anos remontam, ainda, a períodos difíceis para o Estado, em que a atuação da entidade foi essencial. No enfrentamento dos impactos das enchentes de 2024, a Fecomércio-RS atuou na reivindicação de medidas como flexibilização de prazos trabalhistas e tributários e na criação de linhas extraordinárias de financiamento.

A entidade financiou os Centros de Acolhimento do hoverno gaúcho e, por meio de seus braços sociais (em especial o programa “Sesc Mesa Brasil”), distribuiu quase 2,5 milhões de quilos de alimentos. Por meio do projeto “Mobília Solidária”, conectou doadores de móveis e equipamentos a empresas do setor.  Já durante a pandemia de coronavírus, atuou fortemente na defesa da saúde da população, sem prejudicar empresas e empregos.

“A conquista da Casa do Comércio Gaúcho, nossa sede no bairro Anchieta [na Zona Norte de Porto Alegre], inaugurada em 2022, foi outro passo transformador que possibilitou ampliar essa atuação e tornar mais eficientes os trabalhos da Federação, do Sesc e do Senac”, acrescenta Luiz Carlos Bohn.

O dirigente finaliza: “Ao completarmos 80 anos, há muito a relembrar e agradecer, mas também muito ainda por fazer. O compromisso é de seguirmos firmes e atuantes, ao lado da comunidade gaúcha, na busca por um Estado e um País melhores”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Municípios gaúchos registram queda de granizo e destelhamentos; Defesa Civil alerta para temporais até domingo em todo o Estado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play