Terça-feira, 30 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 29 de dezembro de 2025
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou, nesta segunda-feira (29), o balanço dos sinistros de trânsito registrados em Porto Alegre durante o feriado prolongado de Natal. Do total registrado, 67 acidentes envolveram apenas danos materiais, enquanto 44 resultaram em lesão corporal. Também foi registrada uma ocorrência com vítima fatal, na avenida Ipiranga, na madrugada seguinte à noite de Natal.
Entre as 18h de quarta-feira (24), e as 6h desta segunda-feira, foram contabilizadas 118 ocorrências – o equivalente a 1,09 ocorrências por hora, o que reforça a necessidade de atenção de motoristas e pedestres nas vias da cidade.
No mesmo período, as equipes atenderam seis atropelamentos, a maior parte com feridos graves. As ocorrências são atendidas e registradas pelos agentes da EPTC no Sistema Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o que permite respostas rápidas e coordenadas entre as equipes de campo e as centrais de comando.
As colisões em alta velocidade e os atropelamentos seguem entre as ocorrências mais preocupantes. A EPTC reforça que o risco de morte aumenta significativamente quando a velocidade do veículo supera os 50 km/h e destaca a importância do respeito aos limites de velocidade, ao sinal vermelho, à sinalização de parada obrigatória e à prioridade ao pedestre.