Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Transporte coletivo de Porto Alegre conta com dez novos ônibus

O transporte coletivo de Porto Alegre acaba de ganhar dez ônibus novos. Adquiridos pela empresa Carris, os veículos saíram da garagem na Zona Leste em direção às ruas na manhã dessa segunda-feira (22) e fazem parte de um plano que prevê até o fim do ano um ingresso total de 62 unidades na frota, incluindo seis modelos articulados.

As linhas contempladas são a 343-Campus Ipiranga e 353-Ipiranga-PUC-UFRGS). Todos são equipados com ar-condicionado, sistema GPS, suspensão a ar e quatro câmeras de segurança, cujas imagens são acessíveis pelo motorista no painel.

Presente no local, o prefeito Sebastião Melo se manifestou: “A Carris parceirizada hoje é uma Carris que presta um serviço mais qualificado, cumpre melhor as tabelas de horários, recupera mais ônibus que estavam sem ar-condicionado e atende as necessidades que a cidade precisa. Ganha com isso o cidadão, a sustentabilidade e a mobilidade urbana”.

“Com esses veículos já conseguimos renovar cerca de 300 ônibus da frota desde que começamos o Mais Transporte. Além da compra de veículos novos por parte das empresas, trabalhamos para a ampliação do serviço e na qualificação dos terminais com o objetivo de dar mais conforto aos usuários”, ressalta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior

O diretor-presidente da Carris, Leonel Bortoncello, destaca o esforço da empresa para prestar o melhor atendimento aos usuários: “Nossa meta é garantir o cumprimento das tabelas horárias e a redução da perda de viagens por problemas mecânicos. Já conseguimos aumentar a oferta ao melhorar a efetividade, ou seja, o percentual de viagens cumpridas até o final, que ampliamos de 89% para 98%”.

Versões elétricas

Já para esta terça-feira (23) está prevista a chegada de quatro ônibus elétricos que integrarão a frota da capital gaúcha. Os veículos serão entregues à prefeitura pela fabricante Caio-Eletra durante evento marcado para as 15h no Parque da Harmonia (Centro Histórico), próximo à churrascaria Cultura Gaúcha.

Os carros serão operados pela empresa Sudeste. Dentre os detalhes antecipados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana estão a extensão de 12,1 metros e capacidade para 36 passageiros sentados (mais o motorista) e 34 em pé. Já a autonomia da bateria é de 250 quilômetros.

Outras vantagens são ar-condicionado e recursos de acessibilidade, incluindo espaço para cadeirante. Além, é claro, da menor poluição sonora e atmosférica.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

CBF divulga tabela detalhada da terceira fase da Copa do Brasil
Aprovado projeto que proíbe cardápios exclusivamente digitais nos bares e restaurantes de Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play