Sábado, 23 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de agosto de 2025
Tremembé é a próxima série criminal do Amazon Prime Video e vem chamando a atenção do público desde que o streaming revelou detalhes da produção, incluindo a escalação de Marina Ruy Barbosa (Totalmente Demais) para interpretar Suzane Von Richthofen.
A trama, de caráter ficcional, acompanha o cotidiano de alguns dos criminosos mais notórios do país, explorando suas relações e dilemas dentro da Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, popularmente conhecida como Tremembé II. O projeto conta com roteiro de Vera Egito (Serra Pelada) e direção de Daniel Lieff (Alice e Só).
Veja a seguir um resumo com informações sobre o enredo, o elenco principal, personagens de destaque e outros detalhes já revelados pelo streaming:
A série Tremembé, do Prime Video, retrata a vida de criminosos famosos dentro da Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, conhecida como Tremembé II, em São Paulo. A trama explora relações, dilemas e tensões diárias entre nomes de grande repercussão nacional.
Marina Ruy Barbosa interpreta Suzane von Richthofen, em papel que antes foi de Carla Diaz. O elenco também traz Felipe Simas e Kelner Macêdo como os irmãos Cravinhos, Carol Garcia como Elize Matsunaga e Bianca Comparato como Anna Carolina Jatobá.
A produção é baseada em livros do jornalista Ullisses Campbell, autor de obras sobre Suzane, Elize e outros casos reais. A direção geral é de Vera Egito, com colaboração de Campbell e Juliana Rosenthal no roteiro, e Daniel Lieff na direção dos episódios.
Tremembé ganhou fama como o “presídio dos famosos”, abrigando presos como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga, Roger Abdelmassih, Lindemberg Alves, Robinho e Ronnie Lessa. Desde 2025, a unidade não recebe mais detentos de repercussão midiática.
A série ainda não tem data oficial, mas o Prime Video confirmou estreia para o segundo semestre de 2025. O enredo vai destacar figuras como Suzane, Elize e Sandrão, mostrando como conviviam e se relacionavam em meio às tensões de Tremembé.
História
Neste drama criminal a trama acompanha o cotidiano de alguns dos criminosos mais notórios do país, explorando suas relações com outros pesos e dilemas dentro da Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, popularmente conhecida como Tremembé II. A série vai abordar a interação entre criminosos de casos de grande repercussão como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga, os Nardoni e os irmãos Cravinhos.
Elenco
Antes mesmo da estreia, o elenco de Tremembé já vem gerando grande repercussão entre os espectadores, que aguardavam o retorno de Carla Diaz como Suzane von Richthofen. A atriz deu vida à criminosa na trilogia A Menina que Matou os Pais, produção original do Prime Video. No entanto, dessa vez, quem assume a protagonista é a atriz global Marina Ruy Barbosa (Império), que já recebeu elogios após sua aparição no trailer como Suzane von Richthofen.
A trama ainda conta com Felipe Simas (Malhação), no papel de Daniel Cravinhos, e Kelner Macêdo (Guerreiros do Sol) como Christian Cravinhos. Também fazem parte do elenco Carol Garcia como Elize Matsunaga; Letícia Rodrigues como Sandrão, ex-namorada de Elize e Suzane e Bianca Comparato (Irmã Dulce), que dá vida a Anna Carolina Jatobá, condenada pelo assassinato da própria filha junto com o marido Alexandre Nardoni, interpretado por Lucas Oradovschi (Meus Dois Amores). Já Anselmo Vasconcelos (O Segredo da Múmia) aparece na série como o ex-médico Roger Abdelmassih, condenado por crimes sexuais contra suas pacientes.
Presos
O presídio de Tremembé já abrigou diversos presos de grande repercussão no país, incluindo Suzane von Richthofen, os irmãos Cravinhos, Anna Carolina Jatobá, Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga, o ex-médico Roger Abdelmassih, Lindemberg Alves, condenado pelo assassinato da ex-namorada Eloá Pimentel, ex-jogador Robinho, o miliciano Ronnie Lessa, preso pela morte da vereadora Marielle Franco, entre outros nomes.
Atualmente os condenados Suzane von Richthofen, Daniel Cravinhos e seu irmão Cristian cumprem pena em liberdade, beneficiados pela progressão de regime. Recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) confirmaram que a partir de 2025 Tremembé não receberá mais presos famosos, por questões de segurança e gestão da unidade. (Com informações do portal Tech Tudo)