Quarta-feira, 03 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de setembro de 2025
Terminou na madrugada desta quarta-feira (3) o júri dos dois homens acusados de espancar e matar um adolescente de 17 anos na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, em 2019. Após mais de 19 horas de julgamento no Foro Central da Capital, o Conselho de Sentença considerou os dois réus culpados pelo crime de homicídio triplamente qualificado de Haderson Júnior Martins Floriano.
As penas fixadas são de 23 anos, 3 meses e 3 dias de prisão para Ygor Rodrigues Dupont – de 28 anos de idade – e de 20 anos, 4 meses e 6 dias de prisão para Márcio Teles Mendes Felber, de 25 anos, em regime inicialmente fechado. A juíza Lourdes Helena Pacheco da Silva, da 2ª Vara do Júri de Porto Alegre, determinou o imediato cumprimento das penas. Cabe recurso da decisão.
Os dois acusados responderam pela morte do adolescente com as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.
O crime ocorreu na madrugada de 30 de setembro de 2019, perto da Usina do Gasômetro. De acordo com a denúncia do Ministério Público, a vítima e os agressores estavam em grupos diferentes na Orla do Guaíba e começaram a fazer provocações mútuas, citando facções criminosas rivais, o que culminou em uma briga.
Haderson foi agredido com socos e chutes e golpeado com uma garrafa quebrada e um canivete. Encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro, ele não resistiu aos ferimentos.