Domingo, 09 de novembro de 2025

Tropas russas destroem barragem ucraniana que bloqueava água para Crimeia

Tropas russas destruíram uma barragem de concreto construída na região de Kherson, na Ucrânia, em 2014, para cortar a água para a Crimeia, disse neste sábado a agência de notícias RIA, citando o governador da Crimeia, Sergei Aksyonov, região anexada à Rússia.

A Ucrânia cortou o abastecimento de água doce para a Crimeia ao represar um canal que abastecia 85% das necessidades da península antes de Moscou anexar a Crimeia em 2014.

O canal da era soviética foi construído para levar a água do rio Dnieper para áreas áridas da região de Kherson, na Ucrânia, e da Crimeia.

A Rússia estabeleceu linhas de ataques em três grandes cidades ucranianas: Kiev, Carcóvia e Kherson, segundo o “New York Times”. Tropas ucranianas lutam para resistir aos russos nesses três locais.

O jornal cita o site Ukrainska Pravda, que diz que houve combate a cerca de 360 metros da praça de Maican, no centro de Kiev.

Houve confronto nas ruas, e foi possível ouvir explosões e tiros pela cidade. O metrô de Kiev parou de funcionar, e as estações, agora, são somente abrigos antiaéreos, disse o prefeito Vitali Klitschko no Twitter.

Segundo o prefeito, há dezenas de feridos por causa das lutas que ocorrem durante a noite. Ele afirmou que 35 pessoas, incluindo duas crianças, foram feridas —não está claro se ele se refere apenas a civis.

Klitschko também disse que a presença militar russa em Kiev não é muito significativa, mas ele afirmou que há grupos sabotadores ativos.

Ataque hacker

O grupo Anonymous disse ter feito um ataque hacker contra as emissoras de televisão estatais da Rússia. “Canais de TV estatais russos foram hackeados e estão transmitindo a realidade do que está acontecendo na #Ucrânia”, postou o grupo em uma rede social.

G7

O Japão informou que o G7 – grupo também composto por Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos – deve voltar a discutir neste domingo (27) a situação da Ucrânia.

O debate vai tratar se os países decidem por novas sanções contra o governo da Rússia.

Neste sábado, Europa, EUA e Canadá anunciaram que devem banir alguns bancos russos do sistema Swift.

Novos ataques

A Rússia iniciou na noite de sábado (horário de Brasília) um bombardeio nos arredores de Kiev, capital da Ucrânia. Imagens de emissoras locais mostram uma grande destruição.

Alemanha

O Ministério dos Transportes da Alemanha disse que está se preparando para fechar o espaço aéreo do país para aviões russos, disse um comunicado do Ministério postado no Twitter.

“O ministro [dos Transportes] [Volker Wissing] apoia o bloqueio do espaço aéreo alemão para aeronaves russas e ordenou que tudo esteja preparado para isso”, disse a postagem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Presidente ucraniano diz ter “desmantelado” plano da Rússia
Rússia ameaça veículos de comunicação por causa da cobertura de invasão
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play