Sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Trump assina ordem executiva reduzindo tarifas de café, carne, tomates, bananas e outros produtos

(Matéria em atualização)

O presidente Donald Trump emitiu uma ordem executiva nesta sexta-feira (14) reduzindo tarifas sobre carne bovina, tomates, café, bananas e outros produtos — uma medida destinada a diminuir os custos de itens de supermercado em um momento em que a administração enfrenta pressão dos eleitores para reduzir preços de bens do dia a dia.

As isenções diminuem as taxas comerciais sobre essas commodities, que, segundo a Casa Branca, não podem ser produzidas em quantidade suficiente nos Estados Unidos para atender à demanda interna. Centenas de produtos alimentícios — incluindo cocos, nozes, abacates e abacaxis — foram listados pela administração para isenção tarifária. As reduções têm efeito retroativo a partir das 12h01 (horário de Nova York) de 13 de novembro.

A medida ocorre enquanto Trump direciona esforços para iniciativas voltadas à acessibilidade, em meio a eleitores cada vez mais cautelosos em relação ao desempenho da economia sob sua gestão. Também representa um reconhecimento tácito de que as políticas tarifárias do próprio governo contribuíram para aumentar a pressão sobre os preços ao consumidor nos EUA.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Bolsa acumula alta de 2,39% na semana; dólar fecha a R$ 5,29
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play