Segunda-feira, 07 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de julho de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil está fazendo uma “coisa terrível” no tratamento concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente americano publicou as declarações em sua rede social, a Truth Social. “Deixem Bolsonaro em paz”, disse Trump, chamando os processos judiciais contra o ex-presidente brasileiro de “perseguição” e “caça às bruxas”.
Trump descreveu Bolsonaro como um “líder forte, que realmente amava seu país”. Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo”, disse o presidente americano.
A expressão de apoio a Jair Bolsonaro ocorre um dia depois de Trump anunciar tarifas adicionais a países que se alinharem ao que chamou de “políticas antiamericanas dos Brics”. O Brics é um fórum das principais economias emergentes do globo. O grupo reuniu-se neste domingo, 6, no Rio de Janeiro, para uma cúpula de sessões sobre temas variados.
Segundo Trump, os países que se alinharem às “políticas antiamericanas dos Brics” terão uma tarifa adicional de 10%. “Não haverá exceções a esta regra”, disse o republicano.
No domingo, os líderes do Brics publicaram a Declaração do Rio de Janeiro. Mesmo sem citar nominalmente os Estados Unidos, o texto faz referência ao país ao condenar ataques realizados contra o Irã e a Rússia, dois membros plenos do grupo.