Sábado, 08 de novembro de 2025

Trump diz que Estados Unidos não vão participar do G20 na África do Sul por “genocídio branco”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (7), que o país não participará da próxima cúpula do G20, marcada para acontecer em Joanesburgo, na África do Sul, entre os dias 22 e 23 de novembro. A justificativa, segundo ele, seria o suposto “massacre” da população branca sul-africana.

“É uma total desgraça que o G20 seja realizado na África do Sul. Os africâneres (pessoas descendentes de colonos holandeses, além de imigrantes franceses e alemães) estão sendo mortos e massacrados, e suas terras e fazendas estão sendo confiscadas ilegalmente. Nenhum representante do governo dos Estados Unidos participará enquanto essas violações de direitos humanos continuarem. Estou ansioso para sediar o G20 de 2026 em Miami, na Flórida!”, escreveu em sua rede social.

A África do Sul será a anfitriã da cúpula pela primeira vez, e também a primeira nação africana a receber o encontro de líderes das maiores economias do mundo.

Na quarta-feira (5), Trump afirmou que o país não deveria fazer parte do G20. Trump vem criticando, sem provas, diversas vezes o que ele chama de “genocídio” à população branca na África do Sul.

COP30

Trump também não participará da COP30. Líderes latino-americanos criticaram a postura de Trump, pela inação climática e pela ausência durante o evento, que acontece entre 10 a 21 de novembro em Belém, Pará, no Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não nomeou Trump em seu discurso, mas pediu que todos ficassem alerta a “forças extremistas que fabricam notícias falsas e condenam as gerações futuras a viver num planeta alterado para sempre pelo aquecimento global”.

Enquanto isso, líderes do Chile e Colômbia não seguraram as línguas em seus discursos, chamando Trump de mentiroso e pedindo a outros países que ignorem os esforços dos EUA para se afastarem da ação climática.

“A ciência é muito clara. É muito importante não falsificar a verdade,” disse Maisa Rojas, ministra do Meio Ambiente do Chile à BBC.

Em setembro, na reunião da Organização das Nações Unidas, Trump falou que mudanças climáticas são “a maior farsa já perpetrada contra o mundo”, contando “todo o conceito globalista, que pede às nações industrializadas bem-sucedidas que se autoflagelem e perturbem radicalmente suas sociedades, deve ser rejeitado completa e totalmente.”

Ao mesmo tempo, a COP30 não contou com a presença de outros grandes potências mundiais como Rússia, Índia e China, e apenas alguns líderes estão presentes em Belém para fórum.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ibovespa tem décimo recorde seguido: entenda como isso afeta a economia
CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026; formato vai permitir 3 trilhões de combinações
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play