Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de abril de 2025
O governo dos Estados Unidos atualizou nesta sexta-feira (18) o site da Casa Branca sobre as origens da Covid-19 e mudou a versão oficial dos EUA sobre a doença.
Em uma nova versão do site, o governo de Donald Trump acusa a gestão anterior, do ex-presidente Joe Biden, de favorecer a narrativa “preferida” dos democratas de que o vírus surgiu de forma natural e “ocultar” a teoria de que houve vazamento de um laboratório de Wuhan.
Até a mudança desta sexta, os EUA sustentavam a hipótese levantada pelos principais estudos sobre a origem do virus até agora – a de que a Covid-19 surgiu da passagem de um vírus de um animal para humanos, e que o surto inicial se concentrou no mercado de municipal de Wuhan, na China.
A hipótese de que o vírus saiu de um laboratório em Wuhan não foi oficialmente descartada por Washington, mas nunca foi oficialmente comprovada, e a falta de comprovações acabou alimentando teorias conspiratórios.
No novo site, a Casa Branca traça um mapa mostrando a distância entre o laboratório e o mercado municipal, de cerca de 7 quilômetros. E também acusa o infectologista Antony Fauci, que foi assessor médico de Biden e se tornou um dos principais nomes na luta contra a Covid-19 nos EUA, de se basear em um só estudo para “ocultar” outras versões.
“A publicação ‘A Origem Proximal do SARS-CoV-2’ – que foi usada repetidamente por autoridades de saúde pública e pela mídia para desacreditar a teoria do vazamento de laboratório – foi motivada pelo dr. (Antony) Fauci a promover a narrativa preferida de que a Covid-19 se originou naturalmente”, diz a Casa Branca no site.