Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 30 de janeiro de 2026
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (30) a indicação do economista Kevin Warsh para o cargo de presidente do Fed (Federal Reserve), o banco central dos Estados Unidos. A nomeação ainda precisa ser confirmada pelo Senado.
“Tenho o prazer de anunciar que estou nomeando Kevin Warsh para ser o presidente do Conselho de Governadores do Federal Reserve”, escreveu Trump em publicação nas redes sociais.
O anúncio tende a encerrar a incerteza em torno do sucessor de Jerome Powell, cujo mandato à frente do Fed termina em maio. Desde o início do segundo mandato de Trump, os dois entraram em conflito por causa da política de juros.
Enquanto Powell mantém as taxas elevadas para conter a inflação, o presidente defende cortes mais rápidos para estimular a economia.
Neste mês, Trump intensificou a pressão sobre o banco central ao ameaçar indiciar Powell por declarações feitas ao Congresso relacionadas a um projeto de reforma de um edifício da instituição.
Segundo o republicano, o seu indicado para o cargo atua como pesquisador visitante em economia no Instituto Hoover e é professor da Escola de Negócios da Universidade de Stanford. Ele também é sócio da gestora de recursos Duquesne Family Office, ao lado do investidor Stanley Druckenmiller.
Trump destacou a trajetória acadêmica e profissional de Warsh. O presidente também ressaltou a experiência de Warsh na condução da política monetária.
“Conheço Kevin há muito tempo e não tenho dúvidas de que ele será um dos grandes presidentes do Fed, talvez o melhor”, escreveu Trump. “Ele nunca vai decepcionar”, acrescentou.