Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025

Turistas argentinos poderão fazer compras com Pix no Brasil usando o Mercado Pago

O Mercado Pago agora permite que turistas argentinos usem o Pix para efetuar pagamentos em estabelecimentos brasileiros pela conta digital.

A opção será liberada de forma gradual e permitirá que clientes façam transações instantâneas em reais com o saldo em pesos argentinos, sem a necessidade de câmbio, dinheiro físico ou cartão internacional. O aplicativo habilitará a função de escanear um QR Code ou inserir uma chave Pix para concluir a compra. O vendedor receberá o valor em reais.

O lançamento reflete a adesão da indústria de meios de pagamentos ao sucesso do Pix, que completou cinco anos. Em fevereiro, o Mercado Pago já havia autorizado brasileiros a pagarem via Pix na Argentina ao escanear um QR code local nas maquininhas da Point Smart, braço de adquirência do Grupo Mercado Livre.

“O Pix se tornou um case global de pagamentos instantâneos e estamos levando essa inovação para além-fronteiras”, disse o head de pagamentos e serviços financeiros para PMEs do Mercado Pago no Brasil, Daniel Davanço.

“Ao permitir que turistas argentinos paguem com a própria conta que já conhecem, simplificamos a experiência deles e, ao mesmo tempo, impulsionamos as vendas dos comerciantes brasileiros, que têm visto seu faturamento crescer desde a chegada do Pix”, acrescentou.

O movimento também busca se aproveitar na escalada no número de turistas argentinos no Brasil, em meio ao alívio na inflação da Argentina gerado pelas reformas macroeconômicas implementadas pelo presidente do país vizinho, Javier Milei. Entre janeiro e agosto, os viajantes argentinos somaram 2,65 milhões, um avanço de 94% ante igual período do ano passado, de acordo com dados da Embratur.

Pix automático desperta mais interesse de jovens e classes D e E

O Pix automático, nova funcionalidade que permite a cobrança de serviços recorrentes diretamente na conta bancária do consumidor, desperta mais interesse entre jovens e pessoas das classes D e E, revela pesquisa realizada por Mobile Time e Opinion Box. Outra descoberta: o brasileiro é mais propenso a substituir pelo Pix automático os pagamentos recorrentes no boleto do que aqueles feitos com cartão de crédito.

De acordo com o estudo, 41% dos brasileiros gostariam de trocar o boleto pelo Pix automático para o pagamento de contas recorrentes como luz, gás, Internet, escola etc. E 59% disseram que não trocariam. O enunciado era o seguinte: “Considerando contas que você paga todo mês com boleto (ex: luz, gás, internet, escola, academia, condomínio etc), você gostaria de trocá-las pelo Pix automático, em que a cobrança é feita por cada empresa por Pix diretamente na sua conta bancária, mediante a sua aprovação?”.

A proporção daqueles interessados em substituir o boleto por Pix automático varia bastante quando segmentado por faixa etária. 52% dos jovens de 16 a 29 anos prefeririam pagar por Pix automático do que por boleto. A proporção cai para para 40% na faixa de 30 a 49 anos e desce para 34% no grupo a partir de 50 anos de idade.

Também há diferença significativa no recorte por classe social. 39% dos consumidores das classes A e B gostariam de trocar o boleto pelo Pix automático. Na classe C, são 36%. O maior percentual foi verificado entre os brasileiros de menor renda, das classes D e E: 46% trocariam boletos por Pix automático.

Na comparação por gênero, a diferença é pequena: os homens (43%) são um pouco mais propensos a trocar que as mulheres (39%). Com informações do portal Estadão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Crescem 68% as falsas ameaças de bomba em aeroportos e voos no Brasil em 2025, aponta Anac
Cobertura do 5G chega a 64% da população brasileira, enquanto só 20% dos usuários têm aparelho compatível
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play