Sábado, 01 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 1 de novembro de 2025
As forças ucranianas atingiram um importante oleoduto na região de Moscou que abastece o Exército russo, informou o serviço de inteligência militar da Ucrânia neste sábado (1º). O ataque ocorre em meio a uma campanha russa de bombardeios massivos com drones e mísseis à infraestrutura energética da Ucrânia.
A operação foi realizada na noite de sexta-feira, de acordo com um comunicado no canal de mensagens Telegram. A agência, conhecida pela sigla HUR, descreveu o ataque como um “golpe sério” à logística militar da Rússia.
A HUR disse que suas forças atingiram o oleoduto Koltsevoy, que se estende por 400 quilômetros e abastece o exército russo com gasolina, diesel e combustível de aviação proveniente das refinarias de Ryazan, Nizhny Novgorod e Moscou.
A operação, que teve como alvo infraestruturas perto do distrito de Ramensky, destruiu as três linhas de combustível, informou a HUR.
O oleoduto tinha capacidade para transportar até 3 milhões de toneladas de combustível para aviões, 2,8 milhões de toneladas de diesel e 1,6 milhões de toneladas de gasolina por ano, informou a HUR.
“Nossos ataques tiveram mais impacto do que as sanções”, disse Kyrylo Budanov, chefe da HUR, referindo-se às sanções internacionais impostas à Rússia por causa de sua guerra total e da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.