Sábado, 04 de outubro de 2025

Ucrânia encontra corpos de soldados russos abandonados perto de Kiev

Semanas após o recuo de tropas russas da região de Kiev, na Ucrânia, equipes forenses ucranianas têm encontrado corpos de soldados do Exército russo abandonados em matas locais. Alguns foram enterrados pelos próprios ucranianos; outros estão sendo exumados.

A Ucrânia criou um serviço de atendimento para famílias russas que estejam em busca de seus filhos em combate em solo ucraniano.

Donbass

Os combates no leste da Ucrânia atingiram sua “intensidade máxima” nesta quinta-feira (26), disseram autoridades do país, que continuam exigindo mais armas dos países ocidentais para combater os invasores russos.

Mais cedo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e seu ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, descreveram a superioridade das forças russas no Donbass, no leste do país, onde a ofensiva russa está agora concentrada, e pediram mais apoio militar aos países ocidentais.

“O inimigo é claramente superior em termos de equipamento e número de soldados” no Donbass, disse Zelensky. “Precisamos da ajuda de nossos parceiros e especialmente de armas.”

Os combates no leste do país e atingiram sua “intensidade máxima”, segundo a vice-ministra da Defesa ucraniana, Ganna Malyar, que alertou para uma fase “extremamente difícil” e “longa” do confronto.

Depois de não conseguirem controlar Kiev, as forças russas estão se concentrando no leste da Ucrânia, já parcialmente sob o controle dos separatistas apoiados pela Rússia desde 2014.

O exército russo agora tenta controlar a cidade de Severodonetsk, que tinha cerca de 100 mil habitantes antes da guerra. A cidade é fundamental para o controle total sobre o Donbass.

De acordo com Kuleba, “algumas cidades e vilarejos não existem mais” na região, que está sob forte bombardeio há dias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Dólar fecha o dia cotado abaixo de 4 reais e 80 centavos pela primeira vez desde abril
Rússia abre corredor para passagem de grãos da Ucrânia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play