Sábado, 24 de fevereiro de 2024

Ucrânia lamenta “indecisão” do Ocidente sobre tanques pesados

A Ucrânia lamentou, neste sábado (21), a “indecisão” de seus aliados ocidentais em fornecer tanques pesados modernos em sua guerra com a Rússia, e alguns cobram diretamente da Alemanha, em um momento que a Rússia está na ofensiva.

“A indecisão desses dias mata nossos concidadãos ainda mais”, disse o conselheiro presidencial ucraniano Mikhailo Podoliak em um tuíte.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lamentou as incertezas de seus aliados. Porém disse estar convencido de que eles “não terão outra alternativa” a não ser entregar tanques modernos para fortalecer a resistência à invasão russa, que começou há quase onze meses.

Em uma forma incomum de pressão pública, os ministros das Relações Exteriores dos países bálticos pediram à Alemanha que entregue “desde já” tanques pesados Leopard para a Ucrânia, invocando a “responsabilidade especial” do país como “primeira potência” da União Europeia. A Alemanha reluta em enviar esses tanques para a Ucrânia ou em permitir que os países que os possuem o façam.

Recentes relatos divulgados na imprensa indicaram que Berlim só concordaria em realizar as entregas se os Estados Unidos também enviassem seus tanques Abrams. Mas Washington também se recusa a fazê-lo, alegando razões de manutenção e formação.

Representantes de cerca de 50 países se reuniram, na sexta-feira (20), na base americana em Ramstein, na Alemanha, sem chegar a um acordo sobre o envio de tanques pesados.

A Rússia afirmou, por sua vez, que a eventual entrega deste material não mudará nada no front e acusou os ocidentais de manterem a “ilusão” de uma vitória ucraniana no conflito.

Mas para muitos especialistas, o uso de tanques pesados modernos pode favorecer a Ucrânia no leste, onde a Rússia retomou a iniciativa militar após sofrer uma série de contratempos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Porto Alegre recebe o Fórum Social Mundial de 2023
Carnaval no bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre, terá desfile de quatro blocos neste domingo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play