Sexta-feira, 01 de julho de 2022

loader

UFRGS autoriza retorno de solenidades de colação de grau no Salão de Atos em Porto Alegre

Após dois semestres de colações de grau em gabinete realizadas de forma totalmente virtual ou em pequenos grupos nos espaços das próprias faculdades, as solenidades de formatura da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) voltam a ser realizadas no Salão de Atos, em Porto Alegre, para concluintes em 2021/1.

O plano de retorno das colações de Grau foi elaborado pela Coordenadoria de Cerimonial do Gabinete do Reitor e pela Administração do Salão de Atos e aprovado pelo Comitê Covid UFRGS em reunião realizada nesta segunda-feira (8). A retomada será aplicada às cerimônias de todas as turmas concluintes do semestre letivo de 2021/1 e da turma do curso de Medicina do semestre de 2021/2.

As regras e os protocolos atendem às diretrizes estabelecidas pelo Comitê e também estão de acordo com os decretos dos governos municipal e estadual. Entre as principais mudanças está a limitação no número de alunos no palco e de convidados na plateia. A fim de resguardar o distanciamento entre as pessoas, no máximo 36 formandos poderão ocupar o palco simultaneamente – turmas maiores serão divididas dentro da mesma cerimônia – e 329 poltronas do Salão de Atos serão disponibilizadas aos convidados. Já a mesa de autoridades poderá ser composta por até seis pessoas.

Outra exigência será a comprovação de imunização completa para Covid-19 por todas as pessoas que fazem parte da população vacinável, como formandos, público, docentes, técnico-administrativos, bolsistas, empresas prestadoras de serviços e profissionais terceirizados. Os participantes também deverão usar máscara do tipo PFF2 ou N95 durante todo o tempo de permanência nas dependências da Universidade. Além disso, a cerimônia em si e os ensaios das colações de grau passarão por adaptações, de modo a manter o distanciamento e o mínimo de contato entre os envolvidos.

Até o dia 12 de novembro, as comissões de formatura de 2021/1 devem responder a uma consulta sobre o número de prováveis formandos. Segundo a Coordenadoria de Cerimonial do Gabinete do Reitor, essa informação é fundamental para a organização do sorteio das datas das cerimônias, que será realizado em data a ser divulgada em breve. O período das colações começa em fevereiro de 2022, estendendo-se pelo tempo necessário para contemplar todas as turmas. O curso de Medicina realiza a cerimônia já em dezembro deste ano.

Confirmação do grau

Também está disponível aos graduados nos semestres de 2019/2 (turmas cujas solenidades tenham sido canceladas no início da pandemia), 2020/1 e 2020/2 um formulário para manifestação de interesse na “confirmação do grau”, uma possibilidade criada para que aqueles que se formaram em gabinete durante a pandemia também possam ter uma celebração presencial no Salão de Atos, mantendo ao máximo o ritual tradicional das formaturas da UFRGS, porém sem repetir o ato da colação de grau.

Dúvidas sobre assuntos relativos às colações de grau e à confirmação do grau devem ser encaminhadas ao e-mail cerimonial@gabinete.ufrgs.br. As novidades também estão sendo divulgadas no perfil no Instagram @colacoes_ufrgs e no site www.ufrgs.br/colacoesdegrau.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Anvisa volta a alertar população sobre tentativas de golpes usando o nome da agência
Exportações da indústria gaúcha aumentam 37,4%, diz Fiergs
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play