Sábado, 26 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 25 de julho de 2025
O Projeto de Extensão Leituras Obrigatórias e Acessíveis (LEOA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) disponibiliza em formato acessível as obras que compõem a lista de leituras obrigatórias da prova de Literatura em Língua Portuguesa do Concurso Vestibular 2026. Os materiais são oferecidos em áudio e em arquivo de texto digital e destinam-se exclusivamente a pessoas com deficiência visual, por questões de direito autoral.
Para solicitar acesso, é necessário preencher o formulário disponível no site ufrgs.br/incluir e aguardar a confirmação do cadastro e as instruções que serão fornecidas por e-mail. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: leiturasacessiveis@ufrgs.br.
Para a edição 2026, o certame já tem definida a lista das Leituras Obrigatórias da Prova de Literatura em Língua Portuguesa – publicada em 28 de março e atualizada em 4 de abril.
As doze obras são: Quincas Borba – Machado de Assis; O demônio familiar – José de Alencar; Mrs. Dalloway – Virginia Woolf; A visão das plantas – Djaimilia Pereira de Almeida; Niketche: uma história de poligamia – Paulina Chiziane; O avesso da pele – Jeferson Tenório; Mas em que mundo tu vive – José Falero; Seleta de Canções – Lupicínio Rodrigues; A terra dos mil povos – Kaká Werá; Água funda – Ruth Guimarães; Cem anos de solidão – Gabriel García Márquez; e Um útero é do tamanho de um punho – Angélica Freitas.
As provas do vestibular 2026 serão aplicadas nos dias 29 e 30 de novembro de 2025. As demais informações sobre as inscrições, as ações afirmativas e a aplicação das provas serão divulgadas em breve no edital e no Manual do Candidato.
Como nos últimos anos, o processo seletivo será realizado em dois dias, com 15 questões de múltipla escolha em cada uma das nove provas objetivas e mais uma redação.
Isenção
A concessão de benefício de isenção do valor da taxa de inscrição no vestibular 2026 está disponível até 5 de agosto. O valor da taxa de inscrição no vestibular da UFRGS é de R$ 180. A solicitação é realizada em duas etapas: a primeira é feita exclusivamente no site vestibular.ufrgs.br, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção.
Após essa primeira etapa, o solicitante deve acessar o Portal do Candidato, no site da instituição, para preencher as informações requeridas e enviar a documentação comprobatória exigida no edital. A data limite para envio dos documentos é 6 de agosto de 2025, até as 23h59min.
Para obter a gratuidade na inscrição, é preciso comprovar os requisitos exigidos que são: ter cursado ou estar cursando e concluir no ano letivo de 2025 a totalidade do ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada; e comprovar renda familiar per capita (por pessoa) igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional vigente, equivalente a R$ 2.277,00. O edital detalha quais são os documentos necessários para comprovação da renda familiar.
No site do Concurso Vestibular 2026, em vestibular.ufrgs.br, está disponível um tutorial para auxílio nos procedimentos de solicitação e envio da documentação. É importante que o candidato leia atentamente o edital. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail: coperse@coperse.ufrgs.br
O solicitante pertencente à família de baixa renda que está regularmente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – o CadÚnico – deve fornecer o Comprovante de Inscrição no CadÚnico atualizado para ser dispensado de enviar a documentação exigida para comprovar a renda familiar.
O resultado do processo de isenção será divulgado no dia 12 de agosto a partir das 14h, no site vestibular.ufrgs.br. Aqueles que tiverem a solicitação indeferida podem apresentar recurso, via Portal do Candidato a partir da 00h01min do dia 13 de agosto até as 23h59min de 15 de agosto de 2025. No dia 22 de agosto, será divulgado o resultado final, após análise dos recursos. O solicitante que obtiver a isenção não estará automaticamente inscrito, devendo realizar a inscrição regular no período que será indicado no Edital do Vestibular 2026.