Quinta-feira, 02 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de novembro de 2021
A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) divulgou nesta quinta-feira (4) a lista das leituras obrigatórias da prova de Literatura em Língua Portuguesa do vestibular 2022. As doze obras selecionadas são, de forma excepcional, as mesmas que tinham sido programadas para a edição 2021, que incluiu o álbum Construção, de Chico Buarque, e os livros Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo; Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo; e Deixa o quarto como está, de Amílcar Bettega.
Oito obras já foram utilizadas em edições anteriores e permanecem: Bagagem, de Adélia Prado;São Bernardo, de Graciliano Ramos; As meninas, de Lygia Fagundes Telles; Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva; poemas selecionados, de Florbela Espanca (a seleção está no site); Papéis avulsos, de Machado de Assis; Úrsula, de Maria Firmina dos Reis; e Hamlet, de William Shakespeare.
A possibilidade de manutenção da lista de obras da prova foi aprovada nesta quarta-feira (3), em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFRGS).
Confira os detalhes da lista no site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse)
Ingresso em 2022
A UFRGS organiza o processo para aplicação do Concurso Vestibular 2022 com provas presenciais. Para essa realização, prevista ainda para os primeiros meses de 2022, serão avaliadas as condições sanitárias. Em dezembro, se as condições forem compatíveis com o formato, será autorizada a aplicação do processo, com abertura do prazo de inscrições e confirmação da modalidade. Os interessados devem acompanhar as atualizações no site da UFRGS.
Caso as condições não permitam, será realizada nova edição do processo seletivo, com uso de notas anteriores do Concurso Vestibular da UFRGS e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2021. Até esta sexta-feira (5), serão recebidas as solicitações de isenção do valor da inscrição no Concurso Vestibular 2022.