Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Sesc de Literatura

O Prêmio Sesc de Literatura chega a sua 20ª edição em 2023 como um dos mais importantes e consagrados no reconhecimento de escritores estreantes, no qual podem concorrer obras inéditas nas categorias Romance e Conto. Os interessados têm até o dia 03 de fevereiro, às 18h, para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e on-line. O regulamento completo está disponível em www.sesc.com.br/premiosesc.

Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, a premiação impulsiona a renovação do panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, possibilitando a inserção dos livros na cadeia produtiva do mercado editorial, com uma tiragem inicial mínima de 2.500 exemplares.

“Este ano é especial. Chegamos a vinte edições, um marco importante e que deve ser comemorado. Criamos o prêmio em 2003, e de lá para cá o projeto se consolidou como o principal do país para autores iniciantes. Esperamos ter novos recordes de inscritos em 2023 – no ano passado, recebemos 1.632 trabalhos, sendo 844 em Conto e 788 em Romance”, comemora Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, de forma anônima. Isso impede que os avaliadores identifiquem os autores, garantindo a imparcialidade no processo de avaliação. Os romances e coletâneas de contos são avaliados por escritores renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.

A relevância do Prêmio Sesc de Literatura também pode ser medida por meio do sucesso dos seus vencedores. Além de serem convidados para outros importantes eventos internacionais, os autores são, com frequência, finalistas ou vencedores de outras premiações importantes. O escritor Rafael Gallo, por exemplo, revelado pelo Prêmio Sesc em 2012, foi o vencedor da última edição do Prêmio Literário José Saramago.

Vencedores 2022

Na edição de 2022, foram premiados o paraense Pedro Augusto Baía, com a coletânea de contos “Corpos benzidos em metal pesado”, e a gaúcha Taiane Santi Martins, com o romance “Mikaia”. A origem dos autores reafirma a característica do prêmio de estímulo à diversidade e sua capacidade de projetar escritores das mais distintas regiões do Brasil. Em 2023, os vencedores circularão por unidades do Sesc em todo o país e poderão dialogar com o público sobre os temas e o processo de criação de seus livros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

VII Festival de Poesia de Lisboa começa nesta quarta-feira e conta com a participação da escritora Cleonice Bourscheid
Grupo Ueba Produtos Notáveis lança o livro infantojuvenil “Heróis do Quintal”, de Jonas Piccoli
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play