Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

Um em cada três senadores mudou de partido desde as eleições de 2018

Desde as eleições de 2018, um em cada três senadores mudou de partido no País. No total, 29 integrantes do Senado trocaram de legenda. A Casa tem 81 parlamentares.

Quem mais se beneficiou foi o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. A sigla angariou cinco novos senadores e, com os dois que já tinha, passou a ser a sexta legenda com mais parlamentares no Senado. Antes, ocupava a 12ª posição. O levantamento foi feito pelo site G1.

MDB e PSD também se destacam, pois ganharam quatro senadores cada. O MDB pulou de 12 para 16 parlamentares e se manteve como o maior partido no Senado, enquanto o PSD passou de sete para 11 senadores e avançou do terceiro para o segundo lugar.

Até então segundo colocado, o PSDB tinha nove senadores e agora tem oito, o que o fez cair para a quarta posição, logo atrás do Podemos, com nove (antes possuía cinco).

A Rede é a sigla mais atingida pelo troca-troca partidário, tendo a sua bancada praticamente extinta: permanece com apenas um senador, Randolfe Rodrigues. Antes, o partido tinha cinco.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre prossegue nesta segunda para todas as pessoas com 5 anos ou mais
Ordem de bloqueio do aplicativo Telegram no Brasil é revogada
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play