Quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 23 de setembro de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse deve se encontrar com o presidente Lula na próxima semana. A fala foi durante discurso de Trump na ONU (Organização das Nações Unidas) nesta terça-feira (23).
Trump disse que se encontrou brevemente com Lula entre os discursos deles, que ocorreram um após o outro no palco da Assembleia Geral da ONU.
Confira o que falou Trump sobre Lula e o Brasil:
“Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos, eu o vi, ele me viu, e nós nos abraçamos. E aí eu penso: ‘Vocês acreditam que vou dizer isso em apenas dois minutos?’ Nós realmente combinamos de nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, uns 20 segundos. Eles foram, eles foram… em retrospecto, fico feliz de ter esperado, porque essa coisa não deu muito certo, mas nós conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na próxima semana, se isso for de interesse, mas ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim, eu gostei dele.”
Trump também citou o Brasil no seu discurso na ONU, e afirmou que o país “enfrenta grandes tarifas em resposta a seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e nas liberdades de nossos cidadãos americanos e de outros, com censura, repressão, uso político das instituições, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos nos EUA”.
“É um passo importante, (…) mas nada indica que ele será apaziguador com Lula”, afirmou o professor de Relações Internacionais da UFF e pesquisador de Harvard Vitelio Brustolin. “O relato está na boca de Trump, mas ele é uma figura tão errática que é de fato possível ele ter gostado de Lula”, afirmou o comentarista Marcelo Lins.