Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Uma imersão na música dos grandes mestres do Rio Grande do Sul

Uma jornada pela memória dos grandes compositores da música gaúcha na interpretação de artista contemporâneos. Assim é o Projeto Legado Musical RS, que leva os expectadores a uma imersão que transcende o formato de um show tradicional.

São quatro apresentações inéditas que celebram o legado dos mestres Radamès Gnatalli, Lupicínio Rodrigues, Giba Giba e Berenice Azambuja. Os quatro espetáculos acontecem ao longo do mês de setembro, em que se exalta a força da tradição gaúcha. O próximo será nesta quarta-feira (10), às 19h, no Espaço 373, em Porto Alegre. Os ingressos estão disponíveis no link https://tri.rs/event/legado-musical-rs-homenagem-aos-mestres.

O projeto da produtora cultural Simone Carvalho da Rosa, com produção artística e sonora de Pedro de Los Santos, foi desenvolvido com o objetivo de preservar a memória e o legado de personalidades da área da música para difundir a diversidade cultural do Estado.

“Os compositores selecionados nessa primeira edição representam quatro esferas do universo musical gaúcho: Radamès Gnatalli, com a música instrumental; Lupicínio Rodrigues, com samba-canção; Giba Giba, com a música de matriz afro; e Berenice Azambuja, com a tradição regional gaúcha”, detalha a curadora.

Para cada homenageado, foram escolhidos quatro compositores contemporâneos, que tiveram uma missão que foi além da reinterpretação dos clássicos desses ícones. Eles também atuaram como pesquisadores, já que o projeto vai além do show que apresenta algumas das principais músicas dos mestres.

“O Legado Musical RS tem um formato inédito, em que cada apresentação é constituída por três atos. No primeiro ato, um minidocumentário registra quem foi o compositor homenageado e sua obra. No segundo, ocorre o evento musical, com reinterpretações das canções feitas pelos artistas convidados, que também contam curiosidades sobre os mestres. Depois, ao final, um bate-papo une músicos e público para completar a imersão na vida e na obra dos grandes compositores”, explica Simone.

O espetáculo “Radar Radamés” abriu o projeto no dia 3 de setembro com a concepção musical de Arthur de Faria e apresentação da pianista Olinda Allesandrini, acompanhada pelos músicos Douglas Guthjar, Matheus Kleber, Mateus Albornoz e Thiago Colombo.

Nesta quarta-feira, o espetáculo “Se acaso você chegasse” revisita a obra de Lupicínio Rodrigues, com Nanci Araújo, Flora Almeida, Gilberto Oliveira, Luís Henrique New e Giovanni Berti.

Na próxima semana, no dia 17 de setembro, às 19h, será a vez da homenagem ao cantor Giba Giba no espetáculo “Um infinito para levar”, com a Banda Lugarejo, formada por Edu do Nascimento, Matheu Corrêa, Felipe Narcizo, Marco Farias, Chicão Dorneles, Lucas Kinoshita e Emerson Mano, que acompanhará a cantora Nina Fola.

Por fim, a tradição da música gaúcha, encerra a programação no dia 24 de setembro, às 19h, com o espetáculo “O mundo é das mulheres”, em homenagem à cantora Berenice Azambuja. Duas talentosas musicistas gaúchas, Ana Matielo e Maryanne Franscescon, unem-se à Clarissa Ferreira nesse tributo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Fiuk esclarece rumores de tentativa de invasão de camarim de Travis Scott
Concerto gratuito celebra os 130 anos da Fundação O Pão dos Pobres
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play