Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 5 de maio de 2025
Precisa melhorar a saúde óssea e não gosta de leite? Um estudo publicado na revista científica Osteoporosis International mostrou que uma porção por dia de ameixas secas ajuda a retardar a perda óssea e diminui o risco de fraturas.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, analisaram o efeito do consumo de ameixas secas em 235 mulheres na pós-menopausa. Nessa fase da vida, é comum a perda de força óssea e o aumento do risco de osteoporose, pois a queda nos níveis de estrogênio acelera a perda de densidade óssea.
As participantes foram divididas em três grupos: aquelas que não comeram ameixas secas, aquelas que comeram 50 gramas (equivalente a quatro a seis ameixas secas por dia) ou aquelas que comeram 100 gramas (10 a 12 ameixas secas diariamente). A cada seis meses, as voluntárias tiveram sua densidade de massa óssea, geometria óssea e a resistência óssea avaliadas por meio de uma tomografia computadorizada.
Os resultados mostraram que após um ano, as mulheres que não comeram ameixas secas apresentaram menor densidade de massa óssea e resistência óssea na tíbia. Por outro lado, aquelas que comiam ameixas secas todos os dias notaram melhorias na saúde óssea. Especificamente, as que comeram pelo menos quatro a seis ameixas secas diariamente mantiveram a densidade, a resistência e a estrutura óssea, especialmente no osso cortical.
Apesar dos benefícios adicionais para a saúde de comer mais ameixas secas, os pesquisadores recomendam comer quatro a seis por dia, em vez de 10 a 12. Isso por que as pessoas no grupo de 100 gramas tinham maior probabilidade de desistir porque ficavam entediadas de comer tantas ameixas diariamente.
“Este é o primeiro ensaio clínico randomizado que analisa resultados ósseos tridimensionais em relação à estrutura óssea, geometria e resistência estimada”, diz Mary Jane De Souza, professora de cinesiologia e fisiologia na Universidade Estadual da Pensilvânia, em comunicado. “Em nosso estudo, vimos que o consumo diário de ameixas secas impactou os fatores relacionados ao risco de fraturas. Isso é clinicamente inestimável.”
Os ossos são criados a partir de tecidos dinâmicos que estão sempre se remodelando. Usando células ósseas especializadas, os ossos antigos são constantemente substituídos por mais novos. No entanto, à medida que a pessoa envelhece, esse processo fica mais lento.
Atualmente, não há cura para a osteoporose, e os medicamentos para controlar a doença muitas vezes não são utilizados. O novo estudo mostra as vantagens das ameixas secas em relação a outros tratamentos para a saúde óssea. Comer ameixas secas também pode reduzir o risco de osteoporose, mas são necessárias mais pesquisas para confirmar todos esses benefícios.