Quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

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Unidades de saúde têm novo canal de comunicação com a população de Porto Alegre

As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações.

O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento.

Para viabilizar o atendimento, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) disponibilizou aparelhos de celular para todas as unidades, modernizando e facilitando a troca de informações com a população, um dos principais motivos de reclamação no setor de ouvidoria.

“A ideia é oferecer mais um canal de comunicação com os usuários, principalmente para demandas administrativas, como dúvidas sobre procedimentos realizados nas unidades, agendamentos, pontos de vacinação, tempo de espera de consulta especializada e de exames”, destaca a diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer.

Os números correspondentes à cada unidade de saúde estão divulgados no site da prefeitura e informados em cartazes diretamente na recepção dos postos. Entre os serviços oferecidos está o pré-cadastro de usuários. Nesse caso, documentos como comprovante de residência podem ser enviados pelo aplicativo e depois confirmados na unidade.

Fácil acesso

Como a ferramenta é cômoda e de fácil acesso, a expectativa é de que haja uma boa adesão das comunidades, aproximando ainda mais as pessoas das equipes, que já estão atuando na nova interface. “Teremos listas de transmissão para informar sobre campanhas e ações das unidades, auxiliando na promoção da saúde e prevenção de doenças, além de estimular que os pacientes cuidem da própria saúde”, diz Caroline. Para isso, o número da unidade de saúde precisa estar salvo no celular dos usuários.

“Muitas vezes, as pessoas preferem o contato via WhatsApp a ligar para o serviço, por ser uma maneira mais cômoda de se comunicar e uma forma de aumentar o vínculo com as equipes”, avalia a diretora. A Atenção Primária também possui um WhatsApp direto em funcionamento pelo número 3289-2715, utilizado em grande parte para atualização da carteira de vacinação.

Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço.

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