Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 14 de janeiro de 2026
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) recebe inscrições, neste verão, para oito cursos de especialização com início já neste semestre. Todas gratuitas, as modalidades abrangem diferentes áreas do conhecimento e unidades, em Porto Alegre e nos municípios de Erechim, Frederico Westphalen, Osório, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Paula e Vacaria.
O cronograma tem diferentes prazos para manifestação de interesse, conforme a opção pretendida. Por esse motivo, é necessária atenção especial às data-limite, detalhadas no site uergs.edu.br.
Neste ano, foram abertos cinco novas especializações: Direitos Humanos, Cidadania e Gestão adequada de Conflitos, em Porto Alegre; Conservação Ambiental e Turismo Sustentável, em São Francisco de Paula; Mudanças Ambientais e Sustentabilidade, em Erechim; Atendimento Educacional Especializado, em Frederico Westphalen e São Francisco de Paula.
Até 16 de janeiro
– Agronomia, Meio Ambiente e Sustentabilidade: 3ª edição em Vacaria.
Até 22 de janeiro
– Direitos Humanos, Cidadania e Gestão Adequada de Conflitos: especialização nova, em Porto Alegre.
Até 20 de fevereiro
– Atendimento Educacional Especializado: especialização nova em Frederico Westphalen e São Francisco de Paula.
– Conservação Ambiental e Turismo Sustentável: especialização nova em São Francisco de Paula.
– Meio Ambiente e Biodiversidade: 5ª edição em Osório.
– Mudanças Ambientais e Sustentabilidade: especialização nova em Erechim.
– Tecnologias Sustentáveis para a Agricultura e o Meio Ambiente: 2ª edição em Santa Cruz do Sul.
Sisu
De 19 a 23 de janeiro, a Uergs também recebe inscrições para ingresso de alunos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São oferecidas 584 vagas por meio da modalidade, distribuídas em diferentes cursos e regiões do Estado. Os detalhes estão na página acessounico.mec.gov.br/sisu.
A seleção utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Edital, nessa seleção é possível apresentar os boletins das edições de 2023 a 2025. São exigidos ao menos 200 pontos em cada prova objetiva e 300 pontos na prova de redação. Além disso, há um peso específico para cada prova objetiva, de acordo com o curso de graduação em que o candidato pretende ingressar.
Na seleção pelo Sisu, é realizada uma Chamada Regular, prevista para 29 de janeiro. Quem for contemplado deve enviar a documentação para a matrícula, de 2 a 19 de fevereiro. Os não contemplados podem manifestar interesse na Lista de Espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Já para os incluídos na Lista de Espera, o prazo para envio dos documentos da matrícula estará aberto de 11 a 19 de fevereiro.
O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 5 de março e, após o período de envio e análises de recursos, haverá convocações de suplentes nos dias 11, 18 e 25 de março. O cronograma completo e as demais regras da seleção estão no Edital disponível neste link.
A Uergs reserva metade das vagas para pessoas economicamente hipossuficientes, negras, pardas e indígenas (de acordo com a distribuição demográfica no Estado). Também há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.
(Marcello Campos)