Terça-feira, 04 de novembro de 2025

“Vamos convocar pequenos e médios produtores para rediscutir o programa Mais Alimentos”, diz Lula

Durante a cerimônia de recriação do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) nesta terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que convocará uma reunião com os pequenos e médios produtores rurais para discutir sobre o Programa Mais Alimentos, que tem como objetivo fomentar a produção de alimentos pela agricultura familiar.

“[O Consea] lamentavelmente foi exterminado, mas hoje está de volta”, disse. “Eles desmancharam a estrutura que existia, mas muita gente que participava do Consea continuou organizado e lutando pelo combate à fome no País.”

Lula falou que ao assumir seu primeiro mandato à frente da Presidência da República, agiu para transformar o Consea – criado no governo de Itamar Franco – em um “instrumento de pensamento, construção e execução de políticas públicas para o combate à fome e à miséria”.

Ele ressaltou que além de combater a fome, também é preciso incentivar a alimentação saudável, para também combater outro problema do País: a obesidade. “As pessoas comem muita comida industrializada e pensam que são saudáveis”, falou. “Tem gente morrendo de fome, e gente morrendo de gordura.”

“Se produzimos alimentos demais nesse país e tem gente com fome, significa que alguém está comendo mais do que deveria para que o outro possa comer pouco. Significa que estamos desperdiçando alimento. Significa que alguma coisa está errada.”

Lula disse que quando deixou o governo em 2010 achou que nunca mais fosse falar de fome no Brasil. “Qual não é minha surpresa quando a gente volta 13 anos depois e o Brasil está um pouco pior do que aquele que nós deixamos.”

“Temos que recuperar o direito do povo, não apenas de comer três vezes ao dia, mas de andar de cabeça erguida, de ter orgulho de ser brasileiro”, disse Lula.

Entenda o que é o Consea

Órgão de assessoramento imediato à Presidência da República, o Consea é um espaço institucional para a participação e o controle social na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Criado em 1993, pelo então presidente Itamar Franco, o Consea foi revogado dois anos depois e substituído pelo programa Comunidade Solidária na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Michelle Bolsonaro anuncia turnê política: “Vamos viajar por todo o Brasil com a pauta da mulher”
Caso Kiss: Tribunal de Justiça do RS confirma o envio de pedido de anulação do júri a cortes superiores
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play