Quinta-feira, 04 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de setembro de 2025
O Elevador da Glória, um bondinho histórico e uma das principais atrações turísticas de Lisboa, descarrilou na quarta-feira (3). Segundo autoridades portuguesas, 17 pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas. Entre as vítimas, estão portugueses e estrangeiros. Um brasileiro ficou ferido.
As causas do acidente estão sendo investigadas. A linha opera desde 1885 e conecta a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. Ambas as regiões são muito frequentadas por turistas e ficam no coração da capital portuguesa. Três milhões de pessoas circulam por ano pela linha.
O acidente ocorreu por volta das 18h05min de quarta no horário local (14h05 em Brasília). As autoridades informaram que o bondinho descarrilou enquanto descia uma ladeira em direção à Praça dos Restauradores.
A imprensa local relatou que o veículo bateu contra um edifício e tombou. O governo português declarou luto nacional.
Segundo a imprensa portuguesa, o acidente pode ter sido causado pelo rompimento de um cabo que liga os dois bondinhos da linha. Outra hipótese envolve uma falha nas travas do veículo.
A Carris, empresa responsável pelo bondinho, informou que todas as manutenções estavam em dia e abriu um inquérito interno para apurar o ocorrido.
Brasileiro
O cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alessandro Candeas, afirmou que um brasileiro ficou ferido no acidente. Ele foi atendido no Hospital Amadora-Sintra e já recebeu alta.
Como funciona o Elevador da Glória?
A linha é operada por dois bondinhos que ligam a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. Os veículos correm em trilhos e estão ligados a um cabo, funcionando no sistema de contrapeso: o peso do bondinho que desce ajuda o outro a subir simultaneamente.
Além disso, os bondinhos possuem motores elétricos que auxiliam na movimentação. Cada carro tem capacidade para até 42 pessoas.