Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 16 de abril de 2025
A maior parte dos brasileiros – 52% – tem intenção de comprar ovos de Páscoa este ano. Os gastos médios com os chocolates em geral devem ficar em R$ 59. Em média, cada consumidor deseja comprar três produtos. Os dados são da pesquisa “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, realizada pela Nexus.
Um dado curioso do estudo é que quatro em cada dez brasileiros (43%) nunca compraram sequer um ovo de Páscoa. Paralelamente, 37% disseram que sempre adquirem o produto e outros 19% afirmaram que compram às vezes. Ou seja, apesar da tradição da data e da popularidade dos chocolates, ainda há uma parcela significativa da população que nunca participou desse hábito de consumo.
O preço alto foi apontado como o principal motivo para não comprar ovos ou outros tipos de chocolate por 36% dos entrevistados. Essa justificativa foi ainda mais forte entre os mais jovens: 43% na faixa etária de 18 a 24 anos disseram que o valor dos produtos é o principal fator de desistência.
A pesquisa também revelou que o costume de consumir ovos de chocolate todos os anos é mais comum entre os moradores da região Sudeste (40%), especialmente aqueles com idades entre 35 e 40 anos (44%), renda familiar acima de cinco salários mínimos (49%) e que possuem filhos menores de 18 anos (50%). Esses fatores indicam que a tradição tende a se manter mais firme entre famílias com crianças e maior poder aquisitivo.
Pico
O levantamento mostra, ainda, que 18% entre aqueles 52% que pretendem comprar ovos de Páscoa neste ano já foram ao comércio. Já os que ainda vão realizar as compras até o domingo de Páscoa, em 20 de abril, somam 34%.
Uma outra curiosidade revelada é que 21% das pessoas com renda familiar de até um salário mínimo já compraram seus produtos, enquanto 45% dos que possuem renda superior a cinco salários mínimos ainda não fizeram nenhuma aquisição relacionada à data.
Além disso, o estudo mostra que entre os que desistiram de comprar ovos este ano (45%), quase metade, 21%, ainda pretende adquirir outros tipos de chocolate, enquanto 27% não planejam nenhuma compra do tipo.
A pesquisa entrevistou duas mil pessoas em todo o País, com idades a partir de 18 anos, entre os dias 27 e 31 de março de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. (Com informações da Agência Brasil)