Terça-feira, 07 de outubro de 2025

Venda de bebidas alcoólicas nos estádios gaúchos será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

Às 10h desta segunda-feira (21), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizará audiência pública sobre o projeto de lei (PL) nº 466/2021, que prevê a retomada da venda de bebidas alcoólicas nos estádios gaúchos. Em vigor vetada desde abril de 2008, a proibição tem por finalidade coibir a violência associada à embriaguez de torcedores.

Um grupo de cinco deputados assina a proposta, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. São eles: Fábio Ostermann (Novo), Gaúcho da Geral (PSD), Giuseppe Riesgo (Novo), Marcus Vinícius de Almeida (PP) e Sérgio Turra (PP).

O texto impõe condições para a liberação, dentre as quais se destacam dois itens: o produto não poderá ter grau alcoólico superior a 14% (o que exclui itens como cachaça, vodka e uísque) e será fornecido em pontos específicos do estádio. Além disso, esses locais deverão exibir alertas gráficos e sonoros sobre os riscos do consumo excessivo.

Na avaliação dos signatários do projeto, um novo sinal verde à cerveja e outros itens de menor teor etílico do portão para dentro de um estádio não afetará a segurança de torcedores ou demais envolvidos na realização de uma partida de futebol. Eles também apelam paro o argumento financeiro.

“Não há qualquer estatística que mostre redução da violência desde que essa proibição passou a vigorar”, sublinha o deputado Marcus Vinícius. “Além disso, a liberdade econômica foi esmagada. Queremos dar a oportunidade aos clubes de futebol, sobretudo os do Interior do Estado, para provarem essa ideia à sociedade”.

Em dezembro de 2018, a Assembleia chegou a aprovar (por 25 votos a 13) um projeto com a mesma finalidade, apresentado aos colegas pelos então deputados Ciro Simoni e Gilmar Sossella, ambos do PDT. O texto tinha um conteúdo diferente do que tramita agora: a liberação só valeria durante o primeiro tempo e após o encerramento de um jogo.

Como o então governador José Ivo Sartori não se manifestou sobre a matéria e também não se reelegeu, a palavra final coube a seu sucessor no Palácio Piratini, Eduardo Leite. E a decisão foi pelo veto à medida, atendendo a um apelo do comando da Brigada Militar (BM), que atua na segurança pública desse tipo de evento.

Situação em outros Estados

Atualmente, 13 dos 27 Estados permitem a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios. A lista abrange Santa Catarina e Paraná, mais Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Plataformas digitais no Brasil não comprovam padrões mínimos de trabalho decente
CEEE Equatorial fica em última colocação em ranking de desempenho da Aneel
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play