Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Vendas do comércio brasileiro crescem pelo quinto mês consecutivo

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,1% em maio na comparação com abril, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esse foi o quinto mês seguido de alta do setor: 2,3% em janeiro, 1,4% em fevereiro, 1,4% em março e 0,8% em abril. No ano, o varejo acumula crescimento de 1,8% e, nos últimos 12 meses, queda de 0,4%. Em relação a maio de 2021, o comércio variou -0,2%, a primeira taxa negativa após três meses de altas nessa base de comparação.

As principais influências sobre o varejo, em maio deste ano, vieram de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e tecidos, vestuário e calçados, no lado positivo; e móveis e eletrodomésticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico, no lado negativo.

Em relação a abril, o comércio varejista teve taxas positivas em 18 das 27 unidades da Federação, com destaque para Minas Gerais (3,6%), Rio Grande do Sul (3,1%) e Roraima (3,1%). Entre as taxas negativas, destacam-se Rondônia (-2,8%), Rio Grande do Norte (-2,3%) e Tocantins (-2,1%).

Comércio varejista ampliado

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas apresentou alta de 0,2% frente a abril. Em relação a maio de 2021, o varejo ampliado recuou 0,7%. No ano, o acumulado chega a 1% e, nos últimos 12 meses, a 0,3%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Polícia realiza nova fase de operação que investiga irregularidades na Empresa Gaúcha de Rodovias
Um em cada sete adolescentes já sofreu algum tipo de violência sexual no Brasil, aponta o IBGE
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play