Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de dezembro de 2025
O volume de vendas para o Natal deste ano pode chegar a R$ 8 bilhões no comércio gaúcho, segundo estimativa da FCCS-RS (Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul).
De acordo com a entidade, “essa expectativa positiva está estruturada em fatores como o grande componente emocional que a data oferece, sendo a principal do calendário do comércio, a fortíssima tradição das compras serem feitas em lojas físicas, o crescimento do número de pessoas empregadas no Estado, o que aumenta o poder de consumo e o pagamento do 13º salário para os trabalhadores públicos e privados”.
O presidente da FCCS-RS, Vitor Augusto Koch, destacou que o Natal é uma data na qual as pessoas superam eventuais problemas orçamentários e buscam formas de presentear seus entes queridos, mesmo que seja com artigos de menor valor agregado.
“Dezembro é um mês onde as vendas do comércio crescem de maneira consistente, chegando a ser, em algumas oportunidades, 30% superior aos demais meses do ano. Há segmentos que se sobressaem nesse período, como vestuário, calçados e acessórios, que são bastante procurados como opções de presentes, além de brinquedos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e artigos de perfumaria e cosméticos. Supermercados e restaurantes também devem ter boa movimentação em função das ceias do Natal e de Réveillon”, afirmou Koch.
Para as compras deste Natal, a FCCS-RS prevê um tíquete médio de R$ 300, com expressiva parcela dos consumidores deixando para adquirir os presentes nos dias que antecedem o Natal, especialmente entre 21 e 24 de dezembro. E, a partir do dia 26, devem ocorrer as tradicionais trocas de produtos.