Sábado, 10 de janeiro de 2026

Venezuela anuncia retomada de relação diplomática com os EUA após captura de Maduro

O governo venezuelano anunciou nesta sexta-feira (9) a retomada de relações diplomáticas com os Estados Unidos, seis dias após os ataques em Caracas e a captura do presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Em comunicado, Caracas reiterou a denúncia de que foi “vítima de uma agressão criminal, ilegítima e ilegal contra seu território e seu povo”. Os Estados Unidos, que não têm embaixador na Venezuela desde 2010, suspenderam as operações na embaixada e retiraram todo o pessoal da embaixada em 2019.

Segundo o anúncio, as autoridades venezuelanas condenam a ação americana e esclarecem que a decisão de restabelecer missões diplomáticas em ambos os países tem o objetivo de abordar as consequências “da agressão e do sequestro do Presidente da República e da Primeira-Dama, bem como de definir uma agenda de trabalho de interesse mútuo”.

“Como reiterou a Presidente Interina Delcy Rodríguez, a Venezuela enfrentará essa agressão por meio de canais diplomáticos, convicta de que a Diplomacia Bolivariana de Paz é o caminho legítimo para defender a soberania, restaurar o direito internacional e preservar a paz”, diz o comunicado.

No documento divulgado nesta sexta, o governo da presidente interina Delcy Rodríguez afirmou ainda que mais de cem pessoas, entre civis e militares, morreram durante a operação do último sábado, no que classificou como “flagrante violação do direito internacional”.

Uma equipe de autoridades americanas chegou a Caracas nesta sexta-feira, enquanto o governo do presidente americano, Donald Trump, avalia a possível reabertura da embaixada dos Estados Unidos na Venezuela, informou mais cedo o Departamento de Estado dos EUA. A equipe incluía diplomatas e pessoal de segurança da Unidade de Assuntos da Venezuela, sediada na Colômbia, incluindo o encarregado de negócios da unidade, John T. McNamara. O objetivo é “realizar uma avaliação inicial para uma possível retomada gradual das operações” no país, disse um porta-voz do departamento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Igor Thiago faz história e se torna brasileiro com mais gols em uma temporada da Premier League
Ministro Alexandre de Moraes pede manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre Smart TV, pastor e livros para Bolsonaro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play