Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Vereadores de Porto Alegre autorizam a prefeitura a buscar empréstimo de quase R$ 450 milhões para ampliação da frota de ônibus elétricos

A Câmara Vereadores de Porto Alegre aprovou nessa segunda-feira (17) o projeto de lei nº 057/2025, que autoriza a prefeitura a obter empréstimo de até R$ 447,8 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Conforme o Executivo, o montante viabilizará a compra de 100 ônibus elétricos diferentes modelos, para o transpore público.

Não somente a aquisição dos veículos é contemplada pela operação de crédito, mas também a implantação de estações de recarga com alta capacidade, necessárias à operação dos coletivos com esse perfil. A iniciativa se dará no âmbito do programa “Renovação de Frota”, cadastrado no Novo PAC Seleções, do governo federal.

Os ônibus serão financiados pela administração municipal, equanto o pagamento prevê o recurso ao modelo de subvenção econômica adotado para a aquisição de ônibus elétricos. A estratégia tem por objetivo principal retirar o custo da desvalorização dos veículos (pela depreciação) do cálculo do preço da passagem ao público, beneficiando diretamente os clientes do sistema.

Com a palavra…

De acordo com o prefeito Sebastião Melo, são ônibus que garantem maior conforto aos passageiros e estão totalmente conectados às modernas necessidades de tecnologias menos poluentes e mais sustentáveis:

“Essa ampliação proporcionará maior atratividade ao transporte coletivo e economia no longo prazo, já que a operação é mais barata que nos veículos movidos a diesel”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

EPTC divulga balanço de acidentes de trânsito do fim de semana em Porto Alegre
Porto Alegre deve ter calor intenso no final desta semana
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play