Domingo, 14 de dezembro de 2025

Vereadores de Porto Alegre discutem projeto que veda a nomeação, nos órgãos municipais, de condenados por golpe de Estado

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei que veda a nomeação, nos órgãos municipais, de pessoas condenadas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado.

A proibição prevista no projeto, de autoria da vereadora Natasha Ferreira (PT), se refere tanto aos cargos efetivos quanto aos comissionados. Se for aprovada, a vedação valerá desde a condenação em decisão transitada em julgado até o cumprimento definitivo da pena.

“O projeto está alinhado aos anseios da sociedade por maior rigor ético na administração pública. A população de Porto Alegre espera que os servidores públicos tenham conduta irrepreensível e compromisso com os valores democráticos. O projeto é uma resposta direta a essas expectativas, reforçando a necessidade de que os ocupantes de cargos públicos sejam exemplos de respeito à legalidade e aos princípios constitucionais”, explicou a autora da proposta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Funcionalismo estadual deve chegar a cinco anos com salários em dia no RS
Eleições de 2026: Lula empata com Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Eduardo Leite em eventual segundo turno, diz Quaest
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play