Segunda-feira, 27 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 27 de outubro de 2025
Está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que obriga as concessionárias do serviço de transporte coletivo por ônibus e do transporte seletivo por lotação do município de Porto Alegre a instalar tomadas elétricas em seus veículos. A proposta é de autoria do vereador Alexandre Bobadra (PL).
Conforme a proposição, as tomadas deverão ser instaladas em local visível e de fácil acesso aos usuários que estiverem utilizando os assentos. Para cada dupla de assentos, deverá ser instalada uma tomada com dupla saída de tecnologia UBS (Universal Serial Bus), devidamente identificada.
Na exposição de motivos do projeto, o autor salienta que, em algum momento do dia, torna-se imprescindível efetuar a recarga da bateria de dispositivos como smartphones, tablets e leitores digitais.
“Logo, a instalação de tomadas elétricas nos serviços de transporte público de passageiros de Porto Alegre, nos modais coletivo por ônibus e seletivo por lotação, revela-se medida de grande relevância e de utilidade pública”, afirma Bobadra.